Plenário da Câmara Municipal de Maceió
A Câmara de Municipal de Maceió iniciou nesta terça-feira (19), os trabalhos da 20ª legislatura, em sessão que contou com a presença do prefeito Rui Palmeira (PSDB). No discurso que marcou a abertura dos trabalhos, o presidente da Casa, vereador Chico Filho (PP) defendeu a autonomia e independência do Legislativo.
Para o presidente da Casa, os desafios da nova composição da Câmara são imensos, a começar pela votação do projeto da Lei Orçamentária Anual – que ainda está com o Executivo. Ao final da sessão, o prefeito garantiu que até o final do mês enviará os projetos do Orçamento e do Plano Plurianual (PPA) para apreciação da Câmara. Participaram da sessão 20 dos 21 vereadores.
Em seu discurso, Chico Filho lembrou que a CMM estava em sessão permanente desde 15 de dezembro de 2012, aguardando o envio da LOA. O presidente demonstrou o interesse do Legislativo em contribuir no que for necessário para a aprovação da peça orçamentária, com a maior celeridade possível, em razão da importância do Orçamento para possibilitar o melhor funcionamento da máquina pública e, consequentemente, a efetiva prestação dos serviços tão necessitados pelo cidadão comum.
“Fomos eleitos pelo povo de Maceió para legislar e fiscalizar. Foi a população maceioense a formadora dessa representação, acreditando que aqui estavam os autores das melhores propostas, das melhores ideias para aproximar cada vez mais a população das decisões que influenciam sua própria vida”, afirmou o presidente, citando antes todos os integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Maceió, e explicando o que foi feito desde o início de janeiro.
O prefeito de Maceió Rui Palmeira destacou a importância da parceria do parlamento com a Prefeitura e, em seu discurso, apresentou o plano de governo. O prefeito garantiu ainda que o diálogo com os vereadores está aberto em nome do bem estar da população de Maceió.
“Com sintonia entre o Legislativo e o Executivo vamos poder atender da melhor maneira o povo de Maceió. Espero contar com os vereadores para sempre buscar o entendimento. Com essa harmonia, a população será a maior beneficiada”, colocou o prefeito.
Antes de expor o plano de governo, Palmeira ressaltou que sua gestão será focada na transparência e responsabilidade. “Não há dúvida que herdamos uma gestão com muitos passivos, mas ficar lamentando não resolverá nossos problemas. Com muito trabalho será possível fazer a Maceió que queremos”, disse o prefeito.
Sobre o plano de governo, Rui disse que ele será o norteador das ações da Prefeitura de Maceió. O prefeito reforçou que saúde, educação, atenção ao servidor municipal, mobilidade urbana, equilíbrio fiscal, transparência, saneamento e assistência social serão os pilares de sua administração.
“O desafio está lançado. Por uma Maceió mais justa, trabalharemos incansavelmente e contamos com o apoio da população e da Câmara de vereadores. Vamos apresentar novas soluções em busca de um novo amanhã”, ressaltou Rui Palmeira.
A sessão contou com as presenças do presidente da Assembléia Legislativa Estadual, deputado Fernando Toledo, e do secretário de Governo, Marcelo Bentes. Nesta quarta-feira, a Câmara volta a se reunir a partir das 9h.
