A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizou, pela primeira vez em sua história, uma sessão ordinária em um município do interior do estado, nesta quarta-feira (5). O órgão utilizou o auditório da Câmara Municipal de Santana do Ipanema.
Operadores do Direito, estudantes e a população em geral da cidade puderam acompanhar os julgamentos do órgão, que pautou 138 processos para a ocasião, muitos deles oriundos da própria Comarca local e região. A atividade faz parte do programa “Aproximando a Justiça Criminal da Sociedade”.
O presidente da Câmara, desembargador José Carlos Malta, enfatizou o caráter histórico da sessão e agradeceu ao desembargador Washington Luiz, que sugeriu a realização do evento na cidade.
“É um fato singularíssimo, e eu fiz questão de registrar isso na ata. Eu estou particularmente muito feliz e quero também, em nome de todos os santanenses, agradecer ao desembargador Washington”, afirmou José Carlos Malta, que é natural de Santana do Ipanema.
Decano do Tribunal, Washington Luiz falou sobre sua relação com a cidade. “Tenho orgulho de dizer que sou cidadão honorário desta terra, aqui tenho inúmeros amigos pelos quais prezo e respeito muito. Nossa missão de distribuir Justiça, estamos levando para os vários quadrantes do estado de Alagoas”.
O desembargador Celyrio Adamastor também afirmou ter uma relação especial com o município e frisou a importância do órgão criminal para a sociedade. “Reafirmo o prazer incomensurável de integrar a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas, pois os direitos tutelados na seara criminal repercutem de forma descomunal no seio social”.
O desembargador João Luiz Lessa lembrou que já foi juiz da Comarca. “Tenho um carinho muito grande por esta terra, assim como recebi carinho quando era juiz desta Comarca. Quero parabenizar o desembargador José Carlos Malta pela iniciativa, que teve o apoio de todos nós”.
Na oportunidade, a Associação dos Advogados Criminalistas de Alagoas (Acrimal) homenageou os desembargadores com uma placa, reconhecendo a valorização da advocacia sertaneja, entregue pelos advogados Osman Gaia e Thiago Pinheiro.
O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Tenório, atuou representando o Ministério Público na sessão. Estiveram presentes na ocasião, prestigiando o evento, a prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, e o juiz Edvaldo Landeosi, da 2ª Vara da Comarca.