
Projeto promove o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel
A Câmara de Municipal de Penedo aprovou em sessão ordinária, o projeto de lei 020/2010 de autoria do vereador Raimundo Souza (DEM) que institui o Programa Penedo-Mel, no âmbito do município. O projeto visa promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel e seus derivados além de fomentar a economia local.
De acordo com o projeto a Secretaria Municipal de Agricultura, promoverá a estruturação do programa, ficando autorizada a estabelecer convênios e parcerias com entidades representativas do setor apícola.
Em sua justificativa Dr. Raimundo informou que a aprovação e a posterior sansão do projeto por parte do executivo penedense servirá para promover o incremento da produção do mel e seus derivados, introduzindo novas tecnologias e aprimorando a organização da cadeia produtiva municipal.
“Com o programa Penedo-Mel nós poderemos difundir ações educativas relativas ao conhecimento a respeito das abelhas apis mellifera, bem como da flora melífera do estado de Alagoas”, declarou Dr. Raimundo.
Após sancionado caberá à administração municipal a elaboração de cadastro georeferenciado dos apicultores do município, com índices médios de produção mensal, destinado a subsidiar as ações de fomento da produção, inerentes ao programa ora criado.
O projeto visa ainda que seja estabelecido uma certificação dos produtos melíferos Penedenses, através da criação de selo de qualidade, a ser outorgado pela área competente da estrutura estadual.