×

Cultura

“Cama de Pregos”: Novo Livro de contos de Carlos Eduardo de Magalhães

Após 15 anos do primeiro livro lançado, o único de contos da carreira do autor, que possui seis romances publicados, Cama de pregos chega depois do elogiado Pitanga, com histórias curtas escritas entre 1990-1993 e 2000-2003

Cama de pregos é uma reunião de 28 narrativas curtas escritas por Carlos Eduardo de Magalhães que, desde 1995, tem publicado apenas romances. O livro é formado por duas partes distintas. Compõe a primeira, uma seleção de histórias produzidas entre 1990 e 1993 que saíram no livro de estreia do autor. Um jovem sai para trabalhar e nunca mais esquecerá aquele dia, estampado na data de jornal; um homem de feições árabes aparece na vida de um sujeito e tenta comprar-lhe a esposa como se compra um carro; após um acidente de Kombi, o hospital recebe o motorista com todos os sinais vitais zero e, no entanto, ele tem a consciência e a ação de um vivo. O inesperado e o fantasioso se fundem com a dura realidade que permeia as histórias. E é esse cenário que as personagens enfrentam para buscar alguma esperança, ainda que saibam que a realidade é, muitas vezes, sem solução.

A segunda parte traz uma série de textos escritos entre 2000 e 2003, alguns dos quais publicados em periódicos, como a revista Bravo! e o jornal Folha de S. Paulo. Os conflitos internos das personagens – aceitar ou não suborno, sair ou não do emprego detestado, fazer um pedido de casamento desajeitado, precisar deixar tudo limpo – são unidos por estruturas narrativas que se assemelham. É o agudo que dá tom às trajetórias contidas nas poucas páginas de cada história. Outra vez, como na primeira parte, esperança e desesperança se digladiam, numa luta entre iguais em que ora uma, ora outra, sai vitoriosa. Alheios às comemorações, as personagens continuam seu caminhar, sempre firme, sempre à frente, e se há solução possível, ainda não encontraram.

As duas metades, embora afastadas pelo tempo e por suas dinâmicas internas, formam um conjunto coeso e revelador do trabalho do autor.

Carlos Eduardo de Magalhães nasceu em São Paulo, em 1967. Abandonou o curso de economia na Universidade de São Paulo e formou-se em administração de empresas pela EAESP-FGV. Teve seu primeiro livro editado em 1994. É autor de diversos romances, entre os quais Os Jacarés, O primeiro inimigo, Dora e Pitanga, este último publicado pela Grua Livros. Foi dono de bar-livraria por anos, coordenou esporadicamente oficinas de criação literária e atualmente trabalha como editor na Grua Livros. Alguns dos textos da primeira parte deste Cama de pregos foram escritos em viagens de trem, quando o autor tinha 22 anos. Alguns da segunda parte, com as filhas pequenas brincando atrás da mesa do computador, dez anos depois.