Considerado foragido da justiça, Carlos Olímpio Silva Vasco, mais conhecido como Cal, morreu nesta quinta-feira, 25, durante troca de tiros com policiais. De acordo com o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Cal tinha mandado de prisão decretado porque era acusado de envolvimento no roubo de 21 armas do Fórum de Penedo, crime ocorrido em abril deste ano.
De acordo com relatos colhidos no 11º BPM, Carlos Olímpio e mais três comparsas, inclusive um adolescente (J.R.S., 16 anos) assaltaram um mercadinho situado no povoado Prosperidade, zona rural de Penedo. A ocorrência resgitrada por volta das 11 horas foi comunicada pela guarnição da Polícia Militar que trabalha em Pindorama – comunidade conhecida pela cooperativa instalada entre Coruripe e Penedo -, informe que desencadeou a operação apoiada por militares deslocados de Penedo.
Confronto em estrada da APA Marituba do Peixe
O confronto com assaltantes que estavam num Corolla (placa JPQ 2925 Aracaju) aconteceu numa estrada localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Marituba do Peixe. Segundo o comandante da guarnição de Pindorama, sargento Esperon Pereira dos Santos, ele, um cabo PM e mais dois militares realizavam as buscas em picape Fiat Strada. “A gente se encontrou de frente com o Corolla, aí eles tentaram fechar a Strada para roubar o carro, sem saber quem estava dentro. Foi aí que começou a troca de tiros”, relatou o sargento.
Ainda segundo o comandante da guarnição da PM de Pindorama, os assaltantes correram em direção à várzea porque os policiais não se intimidaram e revidaram com disparos de arma de grosso calibre. “Eles entraram numa lagoa, mas o tiroteio foi pesado, mais ou menos uma hora de confronto. Esse que morreu chegou a ficar numa distância de dez metros contra mim e descarregou duas pistolas. Foi Deus quem salvou a gente”, disse o sargento Esperon.
Cal foi alvejado dentro de uma lagoa
Com a chegada de reforço do 11º BPM, efetivo do Batalhão da Polícia Ambiental e o deslocamento de um helicóptero para apoiar as buscas, o cerco aos assaltantes se fechou. Cal foi alvejado quando estava dentro de uma lagoa, segundo os militares. O adolescente e os outros dois membros do grupo foram capturados, apesar de resistirem com disparos efetuados com armas que devem ter sido jogadas na lagoa já que nenhuma delas foi localizada, conforme informações colhidas durante a reportagem.
Já dentro do Corolla foi encontrada uma pequena quantidade de maconha, balaclava (capuz) e um luminoso semelhante ao utilizado em viaturas policiais. Produtos do assalto – latas de leite em pó e sandálias – também estavam dentro do veículo. Segundo o sargento Esperon, os presos são suspeitos de praticarem assaltos recentes em Pindorama, um deles a uma loja de telefonia celular que causou prejuízo de cerca de R$ 10 mil ao dono.
Presos encaminhados para a Polícia Civil
Os assaltantes capturados foram encaminhados á Polícia Civil. O menor de idade J.R.S. reside em Penedo e é conhecido dos policiais pela prática de delitos, sendo que os outros dois presos não tiveram a identidade comprovada. Um deles seria de Maceió e outro, conhecido como “Ito”, também residente em Penedo e já cumpriu pena por tráfico de drogas.
Como a delegacia passa por reforma e até a conclusão da obra não receberá presos, os detidos foram encaminhados para distritos policiais mantidos em sigilo. Apesar do assalto ao mercadinho distante de Penedo, policiais militares suspeitam que o grupo tinha por objetivo diminuir o efetivo na cidade onde se encontrava José Aldo da Silva, 29, autor das denúncias que apontam Cal no envolvimento do roubo das armas do Fórum e ainda com o tráfico de drogas.
Hipótese de ataque contra José Aldo
Mantido sob a guarda do Programa Estadual de Proteção à Testemunha, José Aldo estava dentro da sede do 11º BPM nesta quinta-feira, em local reservado e com escolta policial. A hipótese comentada nos bastidores seria de um provável ataque à viatura que transportava o preso para realizar uma “queima de arquivo” quando ele deixasse Penedo. Para saber mais a respeito desse caso, clique nas matérias relacionadas abaixo.