Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (GEPAC), cujas orientações serão transmitidas de Brasília por meio da Rede Caixa, vai apresentar, terça-feira,8, às 9 horas, no auditório da Superintendência regional, no Farol, o PAC2 para 93 prefeitos. A primeira reunião para discussão do PAC 2 em Alagoas será feita através de vídeo streaming. Serão esclarecidas as formas e critérios de seleção para acesso de saneamento, habitação, drenagem, contenção de áreas de risco e pavimentação.
De acordo com Miriam Belchior, coordenadora-geral do PAC, esses temas têm interfaces que propiciam maior integração das políticas relacionadas às áreas. “Por isso é importante pensar como essas modalidades se articulam dentro dos municípios, para que se possam buscar soluções integradas e até de caráter regional”, afirmou. Segundo Miriam Belchior os municípios que não tiverem recursos para a contrapartida poderão contar com financiamento específico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai submeter a liberação da linha de crédito ao Conselho Monetário Nacional (CMN).
A coordenadora do PAC destacou, também, a importância do diálogo federativo e da articulação entre os municípios na elaboração dos projetos a serem apresentados na primeira fase de seleção do eixo Social e Urbano do PAC 2.