Com o objetivo de promover o conhecimento científico e a prática da pesquisa em saúde, foi realizado nesta sexta-feira (17), o Café com Ciência. O evento, promovido pela secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi realizado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e reuniu estudantes, pesquisadores e gestores públicos.
De acordo com a gerente do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Fátima Lima, a iniciativa busca a divulgação dos avanços científicos, estimulando a participação de gestores municipais em eventos científicos. “Com a realização do Café com Ciência, buscamos a aproximação da sociedade, especialmente os jovens, com o saber científico, mostrando para esse público que, por meio da ciência, podemos construir a evolução social e econômica do país”, destacou Fátima Lima.
Durante a inciativa, foram realizadas palestras sobre jornalismo cientifico e divulgação de ciência, ministradas pelas professoras e pesquisadoras Magnólia Rejane e Márcia Reis. Ainda durante o evento foi promovida uma roda de conversa e o ator Naelington Santos protagonizou uma apresentação teatral.
Na sequência do evento foi realizada a entrega de uma premiação de trabalhos com destaque em ciência e tecnologia. A técnica do núcleo de ciência e tecnologia do Estado, Maria José Castro, explicou que o prêmio foi entregue para os municípios que realizaram projetos incentivando a atividade física e o esporte para o desenvolvimento sociocultural da região.
“Com a premiação, a Sesau busca incentivar e enaltecer o trabalho de promoção da saúde nos municípios alagoanos”, destacou. O prêmio, batizado em homenagem a ginasta Daiane dos Santos, foi entregue para representantes das cidades de Matriz de Camaragibe, Arapiraca, Viçosa, Maceió, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Piranhas, São Sebastião e Pão de Açúcar.
Presente a cerimônia, a secretaria municipal de Saúde de Maceió, Sylvana Medeiros, destacou o papel da educação no engrandecimento da sociedade. “A educação e a pesquisa científica deve ser apresentada para os nossos estudantes que serão os futuros cientistas, trabalhando para o avanço da qualidade de vida em nosso Estado”, ressaltou.
Já o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Matriz de Camaragibe, Serginaldo Paixão, lembrou que a adoção de uma equipe multidisciplinar no município tem conseguido resultados importantes na prevenção de doenças e bem estar dos habitantes do município.
“Conseguimos atender a 120 pessoas com uma equipe de 16 profissionais, incluindo psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e educadores físicos”, ressaltou.
As cidades foram agraciadas com um kit de avaliação física. De acordo com o técnico do núcleo de setor de ciência e tecnologia, Tobias Falcão, o kit inclui equipamentos como estadiômetro, adipômetro, trena, medidor de pressão e balança digital.
Programação – A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será concluída no domingo (19), das 9h às 14h, na Praça do Centenário, com a realização da exposição Pneus, tenda Damião Alexandrino, exposição de trabalhos premiados nas Feiras de Ciências das Redes de Ensino Estadual e Municipal e exposição com laboratório para prevenção da Dengue.
