Na manhã desta quarta-feira, 27, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou que o estado de Sergipe contrate com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird-Banco Mundial) o empréstimo de US$ 70.275 milhões. O dinheiro será destinado ao Projeto Águas de Sergipe. O programa busca promover o uso mais eficiente e sustentável da água na bacia do rio Sergipe, por meio do fortalecimento da governança da água e da melhoria das práticas produtivas de manejo da água e do solo e da qualidade da água.
O pedido aprovado deve ser votado pelo Plenário ainda nesta quarta-feira. O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Junior, visitou o gabinete do presidente do Senado, José Sarney, para reforçar que a votação dos recursos esteja na pauta do Plenário de hoje. Para o secretário o projeto ‘Águas de Sergipe’ é audacioso para a revitalização do rio Sergipe. “Esse projeto foi elaborado com todas as preocupações técnicas modernas para o manejo de recursos hídricos, estamos muitos felizes com essa aprovação, pois o rio da identidade dos sergipanos vai ser revitalizado, o rio Sergipe”, declarou Oliveira Júnior.
Também participaram da reunião da CAE, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Genival Nunes, e o subsecretário de Recursos Hídricos do Estado, José Ailton Rocha.