O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), localizado no bairro da Pitanguinha, é uma das unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que oferecem o atendimento descentralizado do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais. Com os novos pontos de atendimentos – disponíveis também em outros quatro Cras de Maceió – os usuários são atendidos com mais conforto e agilidade, e mais próximos de suas residências.
cras pitan
Todas as semanas centenas de pessoas comparecem ao Cras da Pitanguinha para dar entrada nos processos referentes à inscrição no CadÚnico, fazer atualização cadastral do Programa Bolsa Família e alguns agendamentos. O atendimento no local começa todos os dias, a partir das 8h, com a distribuição de fichas.
A dona de casa Valderice Santos aproveitou que mora próximo à unidade descentralizada e agendou o recadastramento da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). “Vim fazer o agendamento, não posso perder esse benefício, senão terei que pagar uma fortuna na conta de energia. O dinheirinho que sobra já dá pra comprar outras coisas”, disse.
Já Cícera Batista, que também mora da região, já tem a família cadastrada no CadÚnico, mas aproveitou a ida ao Cras para fazer uma consulta e verificar o dia de recebimento dos valores do Programa Bolsa Família. “Tenho três filhas e como não trabalho, o benefício vai me ajudar bastante, principalmente para comprar material escolar para elas”, contou.
Segundo o administrador do Cras, José Fragoso, em média, 70 usuários são atendidos diariamente. “Antigamente, várias pessoas de outras regiões da cidade vinham procurar atendimento aqui. Agora, como o atendimento descentralizado já existe em outros Cras, o fluxo diminuiu e está sendo bem rápido para os usuários”, explicou. cras pitan3
De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, uma das metas da gestão é estender esse projeto para todos os Cras de Maceió. “O nosso principal objetivo é facilitar o acesso aos serviços da Assistência Social. Pensando, em primeiro lugar, no bom atendimento e na comodidade que ofereceremos aos nossos usuários”, destacou a gestora.
As outras unidades que oferecem o atendimento descentralizado do CadÚnico são o Cras Denisson Menezes e o Cras Sônia Sampaio. Atualmente, a Semas estuda a implantação de mais pontos descentralizados.
