O prefeito Rui Palmeira inaugurou, nesta sexta-feira (21), um importante equipamento público para os maceioenses que são atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Trata-se da primeira Unidade Descentralizada do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), instalada no bairro do Prado, que chega para ampliar o acesso da população às iniciativas do Governo Federal administradas pela Prefeitura de Maceió.
Até então, os serviços do CadÚnico para usuários cadastrados, como o Bolsa Família, eram ofertados apenas na sede do bairro Poço, onde normalmente eram vistas longas filas. Agora, com a ampliação do atendimento para a Unidade Descentralizada, a situação deve ser revertida. Conforme destacou o prefeito Rui Palmeira durante a entrega do equipamento, a gestão deverá levar o mesmo serviço para outras regiões de Maceió, em bairros da parte alta.
“Todos sabem da dificuldade que era fazer o cadastro somente no Poço. A inauguração desse equipamento, aqui ao lado da Praça da Faculdade, é o primeiro passo para descentralização do serviço. Queremos facilitar a vida do maceioense, dando a possibilidade de atendimento mais perto de sua casa. Esse vai servir para a toda região Sul: Trapiche, Pontal da Barra, Prado e Vergel, por exemplo”, disse Rui Palmeira.
O prefeito anunciou que a meta é ampliar ainda mais essa descentralização. “Queremos abrir mais duas sedes na parte alta da cidade, justamente para evitar que as pessoas precisem se deslocar para tão longe. Nossa meta é descentralizar e levar, inclusive para os Centros de Referência da Assistência Social, os Cras”, completou o gestor.
Inauguração da Unidade descentralizada CadÚnico. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Inauguração da Unidade descentralizada CadÚnico.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Ao discursar, o vice-prefeito ressaltou que a entrega da nova unidade do CadÚnico faz parte do planejamento da Prefeitura, por meio da Semas, para reforçar a assistência à população carente, garantindo o acesso aos programa sociais. Durante a solenidade, ele também destacou ações do Município neste setor.
“Temos buscado ampliar o acesso da população a direitos, levar o cidadão para dentro dos serviços públicos. Nesse trabalho que estamos realizando, entregamos o Centro POP para atender a população em situação de rua, temos construções e reformas de Cras e Creas. Neste planejamento, também levamos o CadÚnico e Bolsa Família para um maior número de bairros, permitindo maior assistência à população carente”, afirmou Marcelo Palmeira.
Inauguração da Unidade descentralizada CadÚnico. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Inauguração da Unidade descentralizada CadÚnico.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A titular da Semas, Celiany Rocha, explicou que a unidade ampliará a quantidade de atendimentos diários. “Na sede do Poço, são 250 atendimentos diários e aqui vamos aumentar em mais 120. O nosso propósito é diminuir as filas e reduzir o tempo de espera por parte dos usuários. Também queremos levar o atendimento a todos os Cras. Dos 13 centros que temos em Maceió, três já fazem esse tipo de atendimento e a nossa meta é chegar a todos”, colocou a gestora.
Celiany Rocha acrescentou que a inauguração também permitirá que o Município leve outro benefício à população. “Precisamos melhorar não só o atendimento e a quantidade, mas também a qualidade. Quando a gente amplia espaços, permitimos que a população seja melhor atendida e tenha acesso aos serviços com mais facilidade. Esse é nosso objetivo: Não é somente existir. É existir com qualidade e de forma digna para a população”, acrescentou.
Segundo explicou o coordenador municipal do CadÚnico, Daniel Cavalcanti, o cadastramento permite que a população passe a ter acesso aos programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e tarifa social da energia elétrica. Ele também reforçou que a nova unidade traz maior qualidade ao atendimento e maior comodidade: “É uma extensão da nossa sede, como sendo mais uma opção de atendimento para todos esses usuários. O entendimento é trazer mais comodidade para os usuários e, assim, qualificar o atendimento”, disse o coordenador.
A solenidade também foi prestigiada pelos secretários municipais Mac Lira (Habitação), Mônica Suruagy (Segurança), além dos vereadores Chico Filho e Tereza Nelma.
