×

Maceió

Caderno esclarece a divisão dos bairros em Maceió

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) de Maceió deu início à divulgação do Caderno Articulado, material integrante do projeto “Maceió: conheça o seu bairro”. A ação, protagonizada pelo setor de Geoprocessamento da Sempla, pretende esclarecer a população maceioense quanto à existência e os limites dos 50 bairros distribuídos em toda a capital.

A iniciativa tem como meta acabar com as indefinições em torno da divisão dos bairros da cidade e pretende solucionar os transtornos provocados pela falta de divulgação desses limites territoriais, definidos desde 1998 pela Lei Municipal de Abairramento. Nessa legislação, encontram-se determinados os 50 bairros hoje existentes e a incorporação dos bairros do Litoral Norte de Maceió ao perímetro urbano legal.

A mesma lei subdividiu a extensa região do Tabuleiro dos Martins, por meio da fundação de novos bairros como Santa Lúcia, Santo Amaro, Ouro Preto, Canaã, Petrópolis e Jardim Petrópolis.

Grande parte dos desentendimentos ocorre em virtude de grandes conjuntos e loteamentos serem confundidos com bairros. A setorização dos bairros de Maceió é uma situação constante provocada pelo crescimento imobiliário da cidade, como o caso do Stella Maris, que é um loteamento dentro do bairro da Jatiúca. Ou como ainda o Conjunto José Tenório, situado dentro do bairro da Serraria.

Nesse sentido, o setor de Geoprocessamento da Sempla espacializou essas informações e elaborou o Caderno Articulado, material que será disponível em meio impresso e digital. O Caderno será distribuído com a população. As informações também estarão disponíveis no Geoplan, sistema disponível na internet. Com o lançamento oficial, previsto para o início de junho, o sistema Geoplan já se encontra disponível no site da secretaria, através do endereço: www.sempla.maceio.al.gov.br.