O Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlás) Francisco Araújo Silva vai ser inaugurado na próxima segunda-feira (18), às 11 horas, no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, bairro do Tabuleiro do Martins. Com uma área total de 960m2, o NTPlás foi construído nas dependências do Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, unidade pertencente ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL).
No espaço, o Senai/AL vai formar mão de obra especializada e prestar serviços técnicos e tecnológicos para as empresas da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP). O investimento na obra foi da ordem de R$ 3.741.000,00, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) – por meio do Senai – e parceiros, via doações e comodatos.
As atividades de capacitação terão início no mês de novembro, com os cursos Processo de Transformação de Polímeros; Operador de Extrusora; Operador de Injetora; Operador de Sopradora; e Mecânico Matrizeiro. Entre os serviços que o NTPlás vai oferecer às empresas estão as capacitações in-company, bem como assistência técnica em processos de produção, em matrizaria e desenvolvimento de produtos.
“A indústria química e plástica representa para Alagoas um futuro de desenvolvimento econômico sustentável”, disse o presidente do Sistema Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade. Ele lembra que o Estado possui vantagens para a consolidação da cadeia produtiva, como a maior jazida de sal-gema do Brasil e a maior planta de processamento de cloro-soda da América Latina – Braskem.
Lyra também afirmou que o NTPlás vai agregar maior qualidade aos produtos e serviços das empresas instaladas em Alagoas, graças à sua moderna infraestrutura e à reconhecida qualidade dos cursos oferecidos pelo Senai/AL.
PARCERIAS
São parceiros do Núcleo de Tecnologia do Plástico as empresas Krona, Debmaq e Braskem, Senai (Distrito Federal e Pernambuco), Governo de Alagoas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato da Indústria do Plástico de Alagoas (Sinplast), Associação das Empresas do Polo Multissetorial José Aprígio Vilela (Marechal Deodoro) e Associação das Empresas do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante (Adedi).
