O sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, Cadastur, continua as atividades do calendário anual. De 13 de março a 25 de maio, representantes da secretaria de Estado do Turismo de Alagoas – órgão oficial que executa o sistema junto com o Ministério do Turismo – realizarão visitas para conscientização e renovação de cadastro dos empreendimentos ligados ao setor no interior do estado.
Para Rosário Passos, coordenadora Geral dos Serviços Turísticos em Alagoas, a ação ressalta a importância do turismo legalizado e dentro das normas exigidas pelo Ministério do Turismo, tornando os serviços turísticos disponibilizados no estado em serviços chancelados.
O primeiro município a receber a visita da equipe é Marechal Deodoro, no dia 15 de março a visita será na Barra de São Miguel e em São Miguel dos Campos, já do dia 10 a 12 de abril o Cadastur visita Coruripe, Piaçabuçu e Penedo. Ainda no mês de abril, dia 17, é a vez de Rio Largo, Santa Luzia do Norte e União dos Palmares, no dia 19 a visita será em Palmeira dos Índios.
De 24 a 27 de abril, estão agendados municípios do Norte: Paripueira, Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi. Já de 8 a 11 de maio serão contemplados os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Piranhas, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e São José da Tapera. Finalizando o percurso de 22 de maio a 25, Arapiraca, Cajueiro e Teotônio Vilela serão visitados.
Alagoas é conhecido nacionalmente pelo trabalho realizado pelo Cadastur. Em 2010 recebeu um prêmio do Ministério do Turismo por ser considerado o estado que mais conseguiu efetuar cadastros no Brasil.
