×

Maceió

Cadastro de catadores permitirá organizar coleta seletiva

A Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) foi uma das parceiras, junto à Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego, da ação de cadastramento dos catadores de materiais recicláveis promovida pelo Instituto Travessia e realizada no bairro do Benedito Bentes, nesta quinta-feira (28). O cadastro servirá para organizar o segmento de coleta seletiva e sensibilizar os catadores para um trabalho consciente e que traz benefícios a toda a população.

De acordo com Renato Ferreira, coordenador-geral de Fomento à Economia Solidária da Semtabes, a ação de cadastramento dos catadores de materiais recicláveis irá se estender durante os meses de junho e julho.

“Ontem foi apenas o primeiro bairro que realizamos o cadastramento, com 70 pessoas inscritas. Nossa meta é registrar os cerca de dois mil catadores das oito regiões administrativas de Maceió. A grande importância dessas ações está em organizar e sensibilizar a categoria sobre a grande importância da coleta seletiva, fortalecendo assim seus trabalhos e aumentando a geração de renda destas pessoas”, disse Renato Ferreira.

Após o cadastramento de todos os catadores de materiais recicláveis de Maceió, a instituição e os órgãos envolvidos na ação irão montar um plano de ação para capacitar e fomentar o trabalho de coleta seletiva na capital alagoana. O plano incluirá diversas ações de sensibilização e capacitação.