O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi criado em 2012 e tem objetivo de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além do combate ao desmatamento.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, explica que o cadastro, aliado a outras ações para reduzir os níveis de desmatamento, é fundamental na agenda de destaque da política ambiental brasileira para o País e em âmbito internacional. “O objetivo é influenciar cada vez mais a agenda de desenvolvimento e ter uma postura propositiva, e não meramente reativa”.
Como funciona o CAR
O registro gratuito, que é eletrônico, é obrigatório para toda propriedade rural brasileira. O CAR é autodeclaratório, nos moldes da declaração do imposto de renda.
O sistema já tem o cadastro de aproximadamente 40% da área prevista, o equivalente a 150 milhões de hectares estimados. Os estados e municípios são responsáveis por efetuar o cadastro e, em 2017, quem não estiver inscrito no CAR, não terá acesso a crédito agrícola.
Para se cadastrar, corrigir informações do imóvel ou saber a situação do registro, acessa a página do CAR. http://www.car.gov.br/#/