Durante reunião nesta quarta-feira (25) entre os secretários Luiz Otavio Gomes (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Alberto Sextafeira, (Trabalho, Emprego e Qualificação) foram definidas algumas diretrizes do Programa Amigo Trabalhador. A iniciativa do Governo de Alagoas, voltada para a capacitação de profissionais e a oferta de uma bolsa-auxílio aos trabalhadores do setor canavieiro, passará a ter como executora a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). A escolha foi feita tendo em vista que a pasta já conta com outras ações direcionadas para o atendimento ao trabalhador, ocupação e renda.
“O projeto e a emenda foram aprovados e já se encontram no Gabinete Civil. Os locais de cadastramento nos municípios envolvidos e o levantamento de dados dos trabalhadores admitidos e demitidos, fornecidos pelas usinas, também já foram executados. Acreditamos que a partir de maio o cadastramento já começa a ser feito e a distribuição das bolsas entre os anos de 2013 e 2014”, explicou o secretário Luiz Otavio Gomes.
Voltado para 10 mil trabalhadores rurais residentes no Estado e distribuídos entre 11 municípios alagoanos da Zona da Mata Sul, o projeto tem o objetivo de conceder auxilio financeiro a esses agricultores – que precisam estar inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) – além de potencializar a comercialização regional, aliviar os índices de pobreza extrema e fomentar a independência das comunidades atendidas.
O primeiro passo do programa é o cadastro de demitidos seguindo alguns critérios de preferência, baseados em dados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), depois será paga a bolsa e por último os trabalhadores rurais serão capacitados.
“O Governo de Alagoas reconhece a importância da produção de cana-de-açúcar para o desenvolvimento econômico do Estado e com a consciência de que são necessárias alternativas para a geração de renda que deem sustentabilidade para o período da entressafra enfrentado na área produtiva”, declarou o secretário Alberto Sextafeira.
Estão inseridos no Programa os municípios de Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Jequiá da Praia e Roteiro
