×

Brasil/Mundo

Cada vez mais jovens fazem cirurgias plásticas

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética, 160.283 jovens com 18 anos ou menos realizaram procedimentos deste tipo em 2008.

Este número foi ainda mais alto em 2007, quando 205.119 jovens optaram por realizar algum tipo de cirurgia estética. Em 2000, foram 145.094. Especialistas dizem que a crise econômica pode ter sido a responsável pela queda do número de cirurgias em 2008, em relação ao ano anterior.

Alguns jovens realizam estes procedimentos por causa de defeitos congênitos, mas a maioria o fazem por questões de estética, como devido a um nariz grande ou seios pequenos.

A discussão sobre as cirurgias plásticas nesta faixa etária é bastante polêmica. Há, por exemplo, quem defenda que um procedimento realizado em prol do bem-estar psicológico de um jovem é verdadeiramente de natureza médica.