Está marcada para a noite da próxima segunda-feira (10) a solenidade de posse dos novos diretores da Associação dos Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas. Na ocasião, o atual presidente da entidade, cabo PM Wagner Simas, passa o cargo para o presidente eleito em novembro do ano passado, cabo PM José Soares Cordeiro. O vice-presidente eleito e que também tomará posse é o bombeiro militar Rogers Tenório dos Santos.
Os vitoriosos das urnas integravam a chapa 4, cujo slogan foi “Seu direito é nosso dever”, que também recebia o apoio do atual presidente. Os eleitos obtiveram 612 votos.
Tomarão posse no mesmo dia os demais membros da diretoria, que foram escolhidos pelos eleitos. A solenidade acontecerá na própria sede da entidade, no bairro do Poço, em Maceió, a partir das 19 horas.
HISTÓRICO
O cabo PM Wagner Simas deixa o cargo depois de nove anos na liderança dos cabos e soldados do Estado. Neste período, ele conseguiu reequilibrar as finanças da entidade, reformou a sede administrativa, o clube social de Maceió, construiu a subsede e o clube de Arapiraca. No âmbito das mobilizações, por exemplo, foi Simas quem liderou o aquartelamento, em 2007, que culminou no reajuste salarial – histórico – de 88% aos militares de Alagoas. Por conta deste movimento, ele ainda responde judicialmente e pode até ser expulso da PM.
Já o atual presidente já atua em benefício da tropa desde quando se tornou policial militar. Soares é lotado no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Arapiraca, também presidente a subsede da ACS naquele município, além de ocupar a 2ª secretaria na gestão de Wagner Simas. Durante dois períodos, o cabo Soares assumiu a presidência da Cabos e Soldados quando o gestor precisou se licenciar por questões políticas. Ele disse que pretende dar sequência ao trabalho de luta desenvolvido pelo antecessor.
