Os serviços para construção das cabeceiras da ponte sobre o Rio Perucaba, situada no povoado Manimbú, zona rural de Penedo, começaram nesta segunda-feira, 08. A obra de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagens de Alagoas (DER/AL) deve ser concluída em até 30 dias e vai permitir a retomada do trânsito de veículos entre Penedo e Coruripe através da rodovia AL 105, estrada de terra que será parcialmente pavimentada com asfalto.
O começo dos trabalhos no povoado Manimbú alterou a rotina da comunidade rural que viveu os últimos 20 anos em estado de isolamento. Sem a ponte – destruída por completo em razão de enchentes -, os moradores daquela localidade ficaram sem acesso à Pindorama, onde a maioria trabalhava. Até o deslocamento para Penedo, centro urbano mais próximo, tornou-se difícil por conta da ausência de tráfego de carros.
Matéria-prima é retirada de jazida da Usina Marituba
Com o início das obras, tratores e caçambas já circulam no local, movimento que causou inclusive a quebra de cano que leva água tratada para o Manimbú. A matéria-prima para erguer as cabeceiras da ponte é retirada de uma jazida que pertence à Usina Marituba, empresa do Grupo Carlos Lyra que cede o material à título de indenização por danos ambientais causados por ela no Rio Perucaba e ainda por conta da ocupação irregular da AL 105 com plantio de cana de açúcar.
Os trabalhos começam com praticamente 40 dias de atraso, considerando o prazo estabelecido em acordo firmado entre o Ministério Público Estadual, DER/AL e Usina Marituba. Apesar do atraso, a movimentação de caçambas é intensa. Os veículos de carga despejam material nas imediações da ponte que teve o vão concluído em dezembro do ano passado, aterro que também servirá para a terraplanagem da rodovia estadual.