Skip to content

Jovens e adultos sergipanos já podem requerer certificados do Encceja 2023

  • Home
  • Sergipe
  • Jovens e adultos sergipanos já podem requerer certificados do Encceja 2023

Blog

Jovens e adultos sergipanos já podem requerer certificados do Encceja 2023

Os candidatos aprovados nas provas dos Ensinos Fundamental ou Médio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem solicitar o Certificado de Conclusão, no caso de aprovação em todas as áreas do conhecimento, ou a Declaração de Proficiência, em se tratando de aprovação parcial. Em Sergipe, participaram efetivamente das provas 14.705 candidatos, pleiteando a certificação dos Ensinos Fundamental ou Médio no ano de 2023. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) é uma das duas instituições credenciadas para emitir a certificação pelo Encceja, a outra instituição é o Instituto Federal de Sergipe (IFS).

O chefe da Divisão de Exames e Certificação (Diex), do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja), vinculado ao Departamento de Educação (DED), professor Edson Aragão, explica que no momento da inscrição o candidato sinalizou qual das duas instituições ficaria responsável pela certificação. “Desta forma, o candidato aprovado deverá requerer a certificação para a instituição assinalada inicialmente”, enfatiza.

O gestor também aconselha os requerentes que optaram pela Seduc no ato da inscrição que procurem a Divisão de Exames e Certificação, localizada na sede da pasta, localizada narua Gutemberg Chagas, 169, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, das 7h às 13h, munido de cópia do RG e CPF e boletim do Encceja. “Não há prazo limite para que o candidato possa solicitar a certificação pela Seduc. No entanto, o prazo de emissão das Declarações de Proficiência é de 48 horas, e o prazo de emissão dos certificados do ENCCEJA é de 30 dias e após o requerimento”, acrescenta.

Além disso, os candidatos que não puderem comparecer à sede da Seduc para requerer a certificação poderão fazê-lo via e-mail certificacao.ded@seduc.se.gov.br, anexando os documentos citados anteriormente.

Para os candidatos participantes do Encceja 2023 que ficaram com pendência em áreas do conhecimento, a Seduc oportuniza a esse público as provas dos Exames de Certificação. Neste caso, o candidato faz a solicitação de agendamento de provas dos componentes pendentes, presencialmente na sede da Seduc, anexando cópia do RG e CPF e boletim do Encceja. Essa solicitação também pode ser realizada por meio do e-mail – certificacao.ded@seduc.se.gov.br

Encceja

O Encceja tem o objetivo de oportunizar a jovens, adultos e idosos que não puderam concluir os estudos em idade regular a serem avaliados e, em caso de aprovação, obterem a certificação dos Ensinos Fundamental e/ou Médio. O participante poderá obter o certificado de conclusão em uma única edição ou conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja. Será aprovado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e atingir o mínimo de cinco pontos na prova de redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também