×

Maceió

Burocracia atrasa obras de reforma da Catedral de Maceió

Catedral de Maceió

O início das obras de restauração da Catedral Metropolitana de Maceió, que completou, em dezembro do ano passado,150 anos de existência, deveria ter começado hoje. Um documento, neste sentido, foi assinado, no final do ano passado, pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, que representou o governador Teotonio Vilela, e pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, numa reunião realizada no dia 12 de dezembro, na sede da Catedral.

Porém, as obras não foram iniciadas como esperavam os padres e bispos da catedral. Em entrevista a TV Gazeta, a diretora do pró-memória, Adriana Guimarães disse, que o problema é apenas burocrático. “Nós acreditamos que pela continuação dos trâmites das questões burocráticas, as obras podem começar ainda no mês de janeiro, após a abertura do Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios (Siafem)”, explicou.

Na ocasião que aconteceu a reunião, a igreja ficou repleta e o público foi testemunha, da assinatura deste contrato, orçado em R$ 1.292.737,42. Os recursos que são do governo federal foram conseguidos por meio de emenda da senadora Ada Mello. Do montante total, a contrapartida do Estado é de R$ 258.844,00.

A senadora Ada Mello, disse no momento da assinatura do contrato que estava vivendo um momento de muita alegria “A restauração da Catedral foi um compromisso que eu assumi assim que cheguei a Brasília. Fiquei inconformada com a notícia de que os brechados da igreja estavam caindo. Foi uma batalha, mas conseguimos”, revelou, na expectativa de que as obras tenham início o mais rápido possível.