Mariana Falcão, de 18 anos, é uma das jovens contratadas pela empresa
O empenho do governo do Estado no aumento da empregabilidade em Alagoas foi mais uma vez constatado nesta segunda-feira (3) com a abertura da Burger King no Maceió Shopping. Dos 43 funcionários contratados pela rede americana de restaurantes 42 foram intermediados pelo Sine/AL, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). O órgão do governo do Estado também providenciou a Carteira de Trabalho e o PIS dos selecionados que não tinham os documentos.
“Esse é o compromisso do governo do Estado com os trabalhadores alagoanos, de possibilitar oportunidades para a geração de renda. Temos sido reconhecidos pelas empresas devido a credibilidade que o Sine/AL tem para a sociedade. É gratificante ver a felicidade desses jovens que entram no mercado de trabalho de forma segura e já com carteira assinada”, disse o secretário Herbert Motta.
Mariana Falcão, de 18 anos, é uma das jovens contratadas pela empresa e demonstrou a felicidade de ter conseguido seu primeiro emprego e se encaixar na vaga após visita ao Sine/AL. “Pesquisava muito na internet em busca de emprego e sempre com a vontade de me cadastrar. Estou muito feliz de ser uma das contratadas porque não está fácil entrar no mercado de trabalho. Vale a pena procurar um dos postos porque sem gastar nada estou aqui com carteira assinada e com a mão na massa”, comemorou a jovem, que tem ensino médio completo e cursos de tecnologia da informação e manutenção de microcomputador.
A mesma impressão de felicidade estava nos demais funcionários da loja. Mesmo ainda fechada na última sexta-feira (30), o trabalho já rendia. O sergipano Rafael Fernandes, de 21 anos, é o gerente assistente da empresa em Maceió. Com formação superior em Ciências Contábeis, ele também foi intermediado pelo Sine/AL e estava radiante apresentando um a um dos selecionados e contratados.
“As duas experiências que tive de emprego foram por meio do Sine/AL, órgão de credibilidade tanto reconhecida pelas empresas como pelos trabalhadores. Aqui tem uma turma jovem e cheia de energia. Cerca de 60% deles está no primeiro emprego porque confiou na credibilidade do governo estadual”, garantiu Rafael.
Os contratados foram selecionados no mês de julho e empresas como Magazine Luiza e Alvo Segurança também seguiram a mesma estratégia e buscaram a intermediação do Sine/AL, de acordo com o gerente de Captação de Vagas, Antônio Melo e o assessor técnico André Barbosa.
“Acompanhamos esses jovens desde a seleção até a contratação e percebemos que tudo o que a empresa Burger King ofereceu está cumprindo. Temos visitado várias empresas com a finalidade de aproximar o Sine/AL e captar muito mais vagas”, reforçou. Segundo ele, na Usina Sumaúma, na semana passada, fechou proposta de oito vagas de níveis superior e médio.
“Grandes empresas têm nos procurado devido ao respeito que o órgão tem no Estado e pelo compromisso do governo por meio da Secretaria do Trabalho com os trabalhadores.
Atendemos de imediato às necessidades dessas empresas porque entendemos como uma das prioridades na vida do ser humano uma ocupação para garantir renda para o sustento próprio e da família”, disse Antônio Melo, lembrando que a partir da próxima quarta-feira (5) o Sine/AL vai oferecer, de forma permanente, treinamento e capacitação para o primeiro emprego.
Interessados em emprego com carteira assinada devem procurar um dos postos do Sine/AL, localizados em Jaraguá, Benedito Bentes, JÁ Centro, JÁ Farol e JÁ Mangabeiras e no interior nos municípios de Maragogi, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Penedo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. O número de contato é o 3315-1875.
Os trabalhadores que desejam ser inseridos no mercado informal por meio da ocupação e geração de renda devem procurar a Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), na Av. Comendador Leão, 284, em Jaraguá. Mais informações pelo telefone 3315-1882 ou pelo endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.
