×

Cultura

Bumba Meu Boi: o Nordeste e o mundo se encontram em festival

A 23ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió acontece esta semana, nos dias 24 e 25 de abril, na Praça Multieventos, na Pajuçara, a partir das 18h. Dos 22 grupos anunciados inicialmente pela organização, dois desistiram da apresentação na mostra competitiva. Os 20 confirmados seguem com ensaios diários e finalizam os últimos detalhes para as exibições.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.

O evento é o momento de consagração para os grupos de bumba meu boi que passam meses se dedicando à construção do espetáculo com seus bois. Os bairros Ponta da Terra e Vergel são os campeões em número de grupos participantes. Da Ponta da Terra sai o bumba meu boi campeão de 2014, o Dragão, além de outros seis bois concorrendo no Grupo A e no Grupo B.

O Vergel do Lago é o segundo bairro onde a tradição aparece com maior expressividade; de lá saem seis bumba meu boi para exibição no 23º Festival. Os bairros Jacintinho, Jatiúca, Poço, Cruz das Almas e a comunidade do Reginaldo também estão representados no evento. Apesar de juntos reunirem apenas sete bois – menos da metade dos grupos participantes do festival – a tradição e a força da manifestação nessas localidades não pode ser menosprezada, afinal foi do Jacintinho que sai o vice campeão 2014. O bumba meu boi Cão de Raça.

Conforme o regulamento do Festival, os bois se apresentam divididos em duas modalidades: o Grupo A, ou Grupo Especial, e o Grupo B, ou Grupo de Acesso. No primeiro dia de exibições desfilam na arena os Bois do Grupo de Acesso que, esse ano são 12; e no segundo dia, o mais esperado pelas torcidas, a festa fica por conta dos oito bois do Grupo A.