O BrLab, laboratório de desenvolvimento de projetos que acontece em São Paulo entre os dias 20 e 26 de outubro, anunciou a lista de projetos selecionados para a edição de 2013. O laboratório tem o objetivo de criar um ambiente propício para a discussão coletiva em torno do roteiro, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem de ficção em seus diferentes aspectos e, a partir deste ano, passa a fazer parte das atividades da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Seis dos doze projetos selecionados são brasileiros: “Abaixo a gravidade!!!”, de Edgar Navarro com produção de Sylvia Abreu (Bahia); “Bette Davis Eyes”, de Camilo Cavalcante com produção de Stella Zimmerman (Pernambuco); “Coiote”, de Sérgio Borges com produção de Luana Melgaço (Minas Gerais); “Lá fora está tudo calmo”, de Tomás Von Der Osten com produção de Ana Paula Málaga (Paraná); “Paterno”, de Marcelo Lordello com produção de Mannuela Costa (Pernambuco); e “Só um homem só”, de Allan Ribeiro com produção de Daniela Santos (Rio de Janeiro).
Os projetos internacionais selecionados tem origem em seis países diferentes. São eles: “Donde sueñan los salvajes”, de Adrián Saba com produção de Carolina Denegri (Peru); “Huaquero”, de Juan Carlos Donoso com produção de Daniela Moreno Wray (Equador); “Infinidad”, de Juan Pablo Ritcher com produção de Victoria Guerrero (Bolívia); “Las herederas”, de Marcelo Martinessi com produção de Karen Fraenkel (Paraguai); “Pólvora en el corazón”, de Camila Urrutia com produção de Inés Nofuentes (Guatemala); e “San Cristóbal”, de Omar Zuñiga com produção de Amparo Aguirre e Ana Perera (Chile).
Os participantes serão orientados por profissionais de destaque e participarão de palestras públicas e consultorias individuais a cada um dos projetos selecionados. Todos concorrem também à dois prêmios de aquisição, oferecidos pela distribuidora internacional FiGa Films e pela distribuidora brasileira Vitrine Filmes.
