×

Maceió

Brincadeiras e brindes marcaram o Dia D contra a pólio e o sarampo

O Dia D de vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, e contra o sarampo, foi marcado por um grande comparecimento de pais, que levaram seus filhos, à Unidade de Saúde Ib Gatto Falcão, na Colina dos Eucaliptos, na capital alagoana. Participaram da abertura o secretário municipal de Saúde de Maceió, Adeílson Loureiro, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do município, Juliana Cavalcante, servidores da unidade, além de convidados e usuários.

Durante o evento, as crianças puderam contar com muita diversão. Várias brincadeiras, danças, recreação e distribuição de brindes foram promovidos no local, como forma de incentivo à vacinação. A vacina contra a pólio é oferecida somente a crianças menores de cinco anos e a do sarampo, a menores de sete anos.

Para o Dia D, a SMS disponibilizou 190 pontos de vacinação espalhados por toda cidade para facilitar o acesso da população. A mãe do pequeno Felipe da Rocha, de seis anos, reconheceu que ações desta natureza são importantes por garantir a saúde das crianças. “Ele foi imunizado contra o sarampo, o que dá a certeza de que estará livre da doença para o resto da vida”.

Em Maceió, a população-alvo da vacinação totaliza 74.361 crianças, com meta mínima a atingir 95%, o que corresponde a 70.643 crianças menores de cinco anos com a vacina oral contra poliomielite, independentemente de já ter sido vacinadas anteriormente. A imunização contra a pólio ocorre em duas etapas: neste mês e em agosto. A vacinação contra o sarampo é feita em dose única.