Mosquito pode procriar em vasos de plantas
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e o Exército Brasileiro já estão atuando nos municípios contra o mosquito Aedes aegypti. Agora, é a vez de Itabaiana receber o grande reforço para combater o transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zyka Vírus.
Na manhã desta quarta-feira, 06, 32 agentes de endemias da Brigada Itinerante Estadual, com 33 agentes do Exército e mais 29 agentes da Secretaria Municipal da Saúde de Itabaiana, iniciaram as atividades. Até sexta-feira, 09, eles visitarão residências, conversarão com a população, farão a busca ativa do foco do mosquito.
“É um trabalho em conjunto que envolve os agentes de saúde e a comunidade. O objetivo de toda essa ação é intensificar as atividades nas áreas onde há o índice de infestação do Aedes, destruindo criadouros e realizando tratamento com larvicida. Além disso, cabe aos agentes o desenvolvimento do trabalho educativo, conversando com os moradores e mostrando onde o mosquito pode hospedar suas larvas”, afirma Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a secretária da Saúde de Itabaiana, Andrea Mendonça, “desde o mês de novembro, o município vem realizando as ações com os agentes tanto na cidade sede quanto nos povoados. Agora em janeiro, teremos o carro fumacê em ação”.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, 82% do foco do Aedes estão nas residências. Em 2015, foram notificados 8.333 casos de Dengue, com 5.090 confirmações e 3 óbitos em Sergipe (dados do Núcleo de Endemias da SES).
“É preciso que cada morador abra suas casas e receba os agentes, mostrando os locais onde é possível acumular água limpa e parada. É a saúde que está em jogo. O mosquito pode procriar em vasos de plantas, no reservatório de água que fica atrás da geladeira, em pneus abandonados. Até mesmo uma casca de ovo, uma garrafa e uma tampa de refrigerante pode ser um ambiente propício para isso. Vamos sempre fazer semanalmente a limpeza de nossas casas e receber os agentes com toda atenção”, afirma José Sobral.
Ainda segundo o gestor Estadual, “essa é uma região muito importante e o trabalho será muito efetivo. Será fundamental que cada agente cumpra a meta de visitar 25 casas por dia. Não viemos discutir política partidária. Viemos fazer Política de Saúde, uma socialização do trabalho com a SES, a Funesa e a SMS de Itabaiana. A participação e a colaboração devem ser unificadas. Temos que eliminar agora o foco do mosquito para que não tenhamos problemas futuros ao longo do ano, como a microcefalia”.
Além de Itabaiana, a Brigada Itinerante atuará em janeiro nos municípios de Feira Nova, Poço Redondo, Nossa Senhora Aparecida, Aracaju (Santo Antonio, 18 do Forte, Cidade Nova, Santa Maria, 17 de Março), Muribeca, Aquidabã, Simão Dias, Carira, Tomar do Geru, que também receberão a aplicação de UBV.
