A Braskem começou nesta quinta-feira (11) a inspecionar o sistema de drenagem do Pinheiro, em Maceió. O objetivo é identificar possíveis danos nas galerias, redes de esgoto e drenagem do bairro, para evitar maiores problemas com a chegada do período chuvoso.
A atividade é uma das ações propostas pela Braskem no Acordo de Cooperação Técnica para minimizar danos no bairro. A medida foi adotada depois que a extração da sal-gema feita pela mineradora no bairro foi apontada como uma possível causa das rachaduras que afetam a região há mais de um ano.
De acordo com Renato Paulino, engenheiro da empresa Tecnopoços, contratada pela Braskem para executar o serviço, será feito um diagnóstico para saber como está a condução total do fluxo da água até o desaguamento final.
“É uma inspeção semirrobotizada, com equipamentos de resolução HD e Full HD, que em determinado momento eles entram no processo de infravermelho, em caso da condição da luminosidade, para que possamos identificar possíveis danos nos trechos drenagem. Durante a inspeção, podem ser encontradas trincas, rupturas, desacoplamento das manilhas e também podemos ter obstruções natural que o processo da própria água deixa no trecho”, explica o engenheiro.
As fotos e vídeos registrados na atividade serão enviados automaticamente para um computador e os relatórios diários auxiliarão na definição e realização dos serviços de reparos mais urgentes.
O Acordo de Cooperação Técnica foi firmado entre a Braskem, a prefeitura de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF-AL), Ministério Público de Alagoas (MP-AL), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AL).
A inspeção está sendo feita na Rua Alameda São Benedito. A previsão é que até o dia 26 os trabalhos sejam concluídos. Ao final das atividades, será emitido um laudo para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) possa fazer reparos emergenciais no sistema.
