Após o relatório, outras medidas ainda podem ser tomadas
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) recebeu denúncia de vazamento de salmoura em frente à Estação Ferroviária, no Bairro da Levada, em Maceió. Na terça-feira, 27, técnicos das Diretorias de Laboratório e de Monitoramento e Fiscalização mediram a temperatura e coletaram amostras do líquido para análise. E nesta quarta-feira 28, a equipe retornou ao local e notificou a empresa responsável.
“Trata-se de uma mistura de água e sal, conhecida como salmoura”, explicou André Luiz, gerente de fiscalização. Ainda de acordo com o técnico, a tubulação que passa na região, margeando a linha férrea é da Braskem. “A empresa foi notificada para sanar o problema e tem até dez dias para apresentar um relatório circunstanciado do ocorrido”, concluiu.
Segundo a equipe de saúde, segurança e meio ambiente da Braskem, o composto não põe a saúde da população em risco e uma equipe foi mobilizada para trabalhar nos reparos da tubulação durante a noite desta quarta-feira, 28, horário estabelecido pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT).
Segundo o diretor-técnico do IMA, Ricardo César, após constatar o vazamento, a Braskem foi comunicada imediatamente para tomar as primeiras providências. Outras medidas ainda poderão ser tomadas, com base no relatório a ser apresentado.
