Com o objetivo de valorizar os escritores locais, a Braskem está patrocinando a edição de alguns livros que contam a história de Alagoas. Nesta terça-feira (15), o gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines entregou ao secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, 200 exemplares do livro Os Segredos da Mata.
Os Segredos da Mata traz em seu conteúdo histórias sobre a mata e o Cinturão Verde, uma floresta situada entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico que, desde 2002, é mantido pela Braskem. O Cinturão nasceu há 20 anos e recebeu da Unesco o selo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo trabalho de conservação de espécies vegetais e animais nativos da região.
Neste ambiente ecológico formou-se uma mata onde é possível encontrar ipê-amarelo, sucupira branca, pau-brasil, pau-ferro, craibeira, paineira, figueira e outras espécies. Aém disso, atraídos pelo ambiente, aves, insetos e bichos de várias espécies migraram para lá. Hoje vive no local ema, gavião, jacaré do papo amarelo, macaco-prego, pavão, raposa, cutia, quati, jabuti, socó, abelha e cagado.
No Cinturão Verde, também é desenvolvido programas focados na sustentabilidade e na responsabilidade social, como hidroponia, paisagismo e apicultura.O secretário de Estado destacou a importância de estimular a leitura. “Estamos permanentemente encaminhando kit com material para as bibliotecas municipais. Estes exemplares serão também encaminhados, com o objetivo de enriquecer o acervo dessas bibliotecas e disseminar a iniciativa, o tema e os autores alagoanos em todo o Estado“, explicou.
Com uma tiragem inicial de 7 mil exemplares e editado pelo Selo Passarada de Literatura Infantil, o livro foi produzido seguindo o lema “Leitura para todas as crianças”, onde os escritores Simone Cavalcante, Claudia Lins e Tiago Amaral traduziram para para o universo infantil três histórias que se passam no Cinturão Verde. As ilustrações foram elaboradas pelo artista Pedro Lucena
Segundo Milton Pradines, outros exemplares deste livro já foram doados à Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação. “Já editamos cerca de dez livros ao longo desses cinco anos. Essas histórias já foram contadas por diversos artistas a nível Nacional. E este é o foco da Braskem, fazer com que o autor alagoano seja valorizado“, disse.
