×

Brasil/Mundo

Brasileiros passaram a se preocupar mais com a imunidade

Antes de a pandemia da Covid-19 surgir em todo o mundo, a imunidade era um assunto deixado em segundo plano quando falávamos de nossa saúde. Afinal, para grande parte das doenças mais perigosas, as vacinas cumprem bem o papel de proteger o corpo. Porém, o novo vírus, que pegou todos de surpresa, acendeu o alerta da população e fez com a população fosse atrás de descobrir como melhorar o sistema imunológico e obter maior proteção contra as doenças virais e bacterianas.

No Brasil, o interesse pelo assunto cresceu exponencialmente. Um levantamento realizado pela empresa Sundt, especializada em suplementação alimentar, constatou que o número de pesquisas na internet pelos termos relacionados à imunidade do organismo chegaram a crescer 2400% em meados de março, logo depois da primeira morte decorrente da Covid-19 ser confirmada no Brasil.

Hoje em dia, mesmo com a situação da doença um pouco mais controlada em todo o território nacional e com as informações sobre o sistema imunológico amplamente conhecidas, graças a grande preocupação da imprensa com a divulgação das informações, o número de buscas pelo assunto na internet ainda se mantém 60% superior aos níveis de antes da pandemia.

Por enquanto, ainda não há nenhuma maneira comprovada de obter imunidade contra o coronavírus. Centros de pesquisa no mundo todo estão correndo contra o tempo para o desenvolvimento da primeira vacina, o que permitiria a imunização específica contra a doença. Enquanto isso, a população apela para clássicos métodos que, apesar de não garantir a proteção contra a Covid, podem trazer melhoras para o sistema imunológico.

A Vitamina C é um dos nutrientes mais lembrados quando esse assunto vem à tona. Tradicionalmente, a laranja e o limão sempre foram aliados para combater gripes e resfriados, e isso acontece porque eles promovem melhorias no sistema imunológico do organismo. Na medida em que o brasileiro passou a se preocupar mais com a imunidade, a busca por estas frutas também aumentou muito. A evidência disso está em uma pesquisa realizada pela CitrusBR, que mostrou que o consumo de suco de laranja cresceu em todo o mundo.

Além das antigas receitas caseiras, existem outras formas eficazes de manter o bom funcionamento do sistema imunológico. Entre elas, está a manutenção da saúde mental, fator muito importante para os dias atuais. Ficar longe de situações estressantes pode ajudar bastante na melhora da imunidade.

Além disso, a adoção de um dia-a-dia saudável também tem muita importância para manter nosso corpo protegido. Ter uma boa rotina de sono, praticar atividades físicas com regularidade e se manter longe das bebidas alcoólicas são alguns dos hábitos que podem ajudar na proteção contra as doenças virais e bacterianas.