×

Esporte

Brasileira é eleita a melhor jogadora de handebol do mundo

Alexandra vai receber o troféu e um cheque de dez mil euros

Alexandra Nascimento conquistou um feito inédito para o handebol brasileiro e para o Continente Americano. A ponta direita foi eleita a melhor jogadora do Mundo de 2012 em votação, que é organizada anualmente pela Federação Internacional de Handebol (IHF). O reconhecimento encerrou um ano de conquistas da atleta que atua no Hypo Nö, da Áustria. Além de ser a artilheira da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, foi escolhida também como a melhor em sua posição na competição, na qual o Brasil terminou com o sexto lugar.

A brasileira concorreu ao prêmio com outros grandes destaques da modalidade e venceu com 28% contra 24% da norueguesa Heide Löke, primeira colocada no ano passado, 24% da montenegrina Bojana Popovic, 12% da croata Andrea Penezic e 12% de Katarina Bulatovic, também de Montenegro. Participaram da votação uma comissão especializada da IHF, representantes da mídia e o público. Pelo masculino, o francês Daniel Narcisse também foi eleito pela primeira vez. Ele é o sexto de seu País a conquistar a premiação.

Os vencedores receberão o troféu e um cheque no valor de 10 mil euros, no dia da disputa da medalha de ouro do Campeonato Mundial Masculino, em 27 de janeiro, na Espanha. Muito emocionada, a jogadora contou como recebeu a notícia. “Começamos o treino hoje pela manhã no clube e, de repente, o técnico parou e reuniu todas no meio da quadra. Com uma cara muito séria ele disse que estávamos treinando com a melhor jogadora do Mundo. Eu não podia acreditar. Fiquei tão emocionada, comecei a pular a chorar e, depois disso, foi impossível seguir com o treino normalmente, é claro.”