O Brasil tem os dois melhores jogadores de vôlei de praia do mundo. É isto que aponta a lista dos destaques da temporada 2011 do Circuito Mundial, divulgada nesta SEXTA-FEIRA (25.11) pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Vencedor de nove dos 22 prêmios possíveis, o país, que ficou com os títulos da temporada e do Campeonato Mundial no masculino e no feminino, teve ainda os dois melhores jogadores da temporada: Juliana e Emanuel.
Hexacampeã do Circuito Mundial, Juliana entra para a história da competição ao ser a primeira atleta apontada como a melhor jogadora do ano por três temporadas, já que foi eleita também nos dois últimos anos. A brasileira, que também levou o prêmio de personalidade do ano, venceu a eleição entre atletas, técnicos, árbitros e organizadores nos três últimos anos. Sua parceira Larissa foi premiada com o prêmio de melhor levantadora pelo sexto ano seguido.
“Fui pega de surpresa por este prêmio. É a terceira vez consecutiva que sou eleita a melhor jogadora do mundo e cada ano é diferente. Da primeira vez foi como um prêmio de superação por tudo que passei, pela minha volta. No ano passado, apesar de termos tido um ano bom, de vitorias, foi uma surpresa. E deste ano, mais uma vez inesperado. Não acho que tenha sido meu melhor ano, mas por todas as conquistas e pela trajetória de vitórias consegui este título individual. Queria agradecer ao meu patrocinador, a toda nossa comissão técnica, e à Larissa, que mais uma vez me fez ser a melhor do mundo ao lado dela, e dividir esse ano de vitorias com todos os brasileiros”, comemora Juliana.
As outras atletas premiadas foram as norte-americanas Kerri Walsh (melhor bloqueio e jogadora mais inspiradora), April Ross (melhor ataque e melhor saque) e Misty May (melhor jogadora defensiva), as alemãs Laura Ludwig (melhor jogadora ofensiva) e Brete Buethe (revelação), e a italiana Marta Menegatti (jogadora que mais evoluiu).
No masculino, Emanuel foi considerado o melhor jogador pela segunda vez. A primeira foi em 2006, quando jogava ao lado de Ricardo. O campeão olímpico levou também os troféus de jogador mais inspirador e personalidade do ano, este pela terceira vez. Seu parceiro, o “Mamute” Alison, foi considerado o melhor bloqueador, melhor atacante e melhor jogador ofensivo da principal competição anual do vôlei de praia mundial.
“Para mim, é uma surpresa. Durante o ano todo, com a minha percepção de jogador, achei que o Alison realmente merecia. Nessa hora tenho que agradecer a todos que fizeram parte disso tudo. Mais uma vez, aos 38 anos, ser o melhor do mundo não é uma coisa simples. Acho que isso deixa um legado para todos os jogadores que estão começando se motivarem e acharem que têm condições”, afirma o campeão olímpico.
O norte-americano Phil Dalhausser (melhor levantador), o holandês Reinder Nummerdor (melhor jogador defensivo), o alemão Eric Koreng (melhor saque), o polonês Mariusz Prudel (jogador que mais evoluiu) e o suíço Sebastian Chevalier (revelação) foram os outros premiados no masculino.
OS MELHORES JOGADORES DO CIRCUITO MUNDIAL 2011
FEMININO
Melhor jogadora – Juliana (BRASIL)
Melhor bloqueio – Kerri Walsh (Estados Unidos)
Melhor jogadora defensiva – Misty May (Estados Unidos)
Melhor ataque – April Ross (Estados Unidos)
Melhor jogadora ofensiva – Laura Ludwig (Alemanha)
Melhor saque – April Ross (Estados Unidos)
Melhor levantadora – Larissa (BRASIL)
Jogadora que mais evoluiu – Marta Menegatti (Itália)
Jogadora mais inspiradora – Kerri Walsh (Estados Unidos)
Personalidade do ano – Juliana (BRASIL)
Revelação – Brete Buethe (Alemanha)
MASCULINO
Melhor jogador – Emanuel (BRASIL)
Melhor bloqueio – Alison (BRASIL)
Melhor jogador defensivo – Reinder Nummerdor (Holanda)
Melhor ataque – Alison (BRASIL)
Melhor jogador ofensivo – Alison (BRASIL)
Melhor saque – Eric Koreng (Alemanha)
Melhor levantador – Phil Dalhausser (Estados Unidos)
Jogador que mais evoluiu – Mariusz Prudel (Polônia)
Jogador mais inspirador – Emanuel (BRASIL)
Personalidade do ano – Emanuel (BRASIL)
Revelação – Sebastian Chevalier (Suíça)