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Brasil/Mundo

Brasil será um dos destaques da Feira do Livro de Guadalajara

Após os bons resultados da participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2012, encerrada no dia 14 de outubro, a literatura brasileira será destaque em outro importante evento internacional a partir do próximo dia 24, quando tem início a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL Guadalajara) 2012, o maior evento editorial em língua hispânica do planeta. Embora o convidado de honra da atual edição seja o Chile, o Brasil contará, pela primeira vez desde 2001, quando foi o país convidado, com uma programação especial, batizada Destinação Brasil. A feira termina no dia 2 de dezembro.

Para esta edição, a previsão é de que as editoras brasileiras contabilizem mais de US$ 200 mil com a venda de direitos autorais e livros impressos. Este número, no entanto, pode ser superado. Estima-se que as vendas na Feira do Livro de Frankfurt, inicialmente previstas em US$ 150 mil, alcancem os US$ 500 mil nos próximos 12 meses.

Organizado com o objetivo de promover a imersão do público latino nas letras brasileiras, a Destinação Brasil surgiu da colaboração entre a FIL Guadalajara, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil, a Embaixada do Brasil no México, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Projeto Brazilian Publishers (parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil). O programa, que é um dos destaques do site da feira, promoverá quatro mesas com nomes da nova literatura do país entre os dias 26 e 29 de novembro. Os autores viajam a convite da FBN e do Brazilian Publishers.

Esta não será, entretanto, a única oportunidade para que os mais de 600 mil visitantes previstos para esta edição tenham contato com o universo literário brasileiro. Pela primeira vez, o Brasil contará com um espaço exclusivo para encontros e bate-papos, no qual serão oferecidas palestras para profissionais do setor editorial e atividades interativas com os estudantes das escolas de Guadalajara (programação completa no quadro abaixo). O estande brasileiro, também sob responsabilidade do Projeto Brazilian Publishers e da FBN, contará ainda com 645 títulos nacionais, de 17 editoras.

“O Brasil é considerado um gigante da indústria editorial, mas permanece uma incógnita em termos literários para a maior parte de seus vizinhos no continente. Surgida da sinergia entre a FBN, a CBL, a Apex-Brasil e outros órgãos do governo brasileiro, a extensa programação que levaremos à FIL Guadalajara 2012 nos permitirá apresentar nosso conteúdo editorial aos principais tomadores de decisão do setor editorial ibero-americano”, informa a presidente da CBL, Karine Pansa.

O presidente da FBN, Galeno Amorim, acredita que “a robusta participação do Brasil na FIL Guadalajara 2012 se insere em uma ampla política pública de longo prazo que visa ampliar a presença do livro brasileiro no exterior e antecede um calendário de homenagens ao Brasil que começa em 2013 na Feira do Livro de Frankfurt, segue em 2014 durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha e está sendo negociado para 2015, na França, 2016, na Grã-Bretanha e 2014, em Nova Iorque”.

O volume de vendas do mercado editorial em língua hispânica está entre os maiores do planeta e parte significativa da comercialização de direitos autorais neste idioma se dá ao longo dos nove dias de FIL Guadalajara, que este ano ocupará 34 mil m². Segundo os organizadores, além do público estimado em 600 mil visitantes, a previsão é de que 17 mil profissionais do setor editorial, entre agentes literários, bibliotecários, distribuidores, editores, escritores, ilustradores, livreiros, produtores e promotores de leitura passem pelo evento em 2012.

De acordo com a gestora do Projeto Brazilian Publishers na CBL, Dolores Manzano, tamanha efervescência deve proporcionar boas oportunidades de negócios para os editores brasileiros. “Os editores brasileiros estão cada vez mais habituados a negociar seus catálogos no mercado internacional e este trabalho tem sido convertido em bons resultados para o setor em eventos como FIL Guadalajara. Vale ressaltar que em Guadalajara as maiores vendas são tradicionalmente de livros Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP) e de obras de não-ficção e de literatura infantojuvenil”, afirma. Entre as missões do Brazilian Publishers está justamente preparar o editor brasileiro para atuar em feiras internacionais do porte de Frankfurt e Guadalajara.