O Brasil será o país tema do Europália 2011, maior festival cultural da Bélgica, realizado a cada dois anos, que tem a programação estendida para os países limítrofes na região (França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo). A sede do evento será na cidade de Bruxelas, entre os meses de outubro de 2011 a janeiro de 2012.
A diretoria do festival (Kristine de Mulder, Dirk Vermaelen, Bloeme Von Roemburg) e o embaixador da Bélgica, Claude Misson, estiveram reunidos com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na manhã desta segunda-feira (20), em Brasília, para dar andamento à organização da presença brasileira no evento. Também participaram da reunião o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), Sérgio Mamberti, que será o Comissário do MinC no festival, e o diretor de Relações Internacionais do ministério, Marcelo Dantas.
“O Europália será o maior evento cultural do Brasil no exterior, no próximo ano, e terá uma programação do porte da que realizamos no Ano do Brasil na França, em 2005, quando as exposições brasileiras foram visitadas por cerca de 14 milhões de pessoas”, comentou o ministro Juca Ferreira, dando uma dimensão do tamanho do festival.
De acordo com a tradição do evento, de conceder a abertura das atividades aos Chefes de Estado dos países homenageados, o futuro presidente do Brasil é quem irá fazer o lançamento do festival em 2011.
O Brasil deverá comparecer com uma ampla programação cultural, que englobe todos os segmentos artísticos nacionais, como a música, o teatro, a dança, o audiovisual, a fotografia, as artes visuais, as expressões da cultura popular, da cultura dos povos indígenas e dos afrodescendentes, entre outras coisas. A ideia, segundo o diretor Marcelo Dantas, é destacar a diversidade da Cultura brasileira. Para isso, o MinC irá buscar trabalhos e obras de arte em todas as regiões do país.
Além da equipe do Ministério da Cultura, representantes das Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura também podem participar da elaboração das linhas gerais da programação brasileira no Europália. O ministro Juca Ferreira solicitou a sua equipe a elaboração de um projeto explicativo sobre o festival, para a divulgação do evento junto aos secretários de Cultura e empresários nacionais. De acordo com o Protocolo de Intenções para a realização do Europália, assinado entre os dois países, o festival poderá contar com o patrocínio tanto de empresas belgas como brasileiras.