Jaqueline é uma das armas da nossa Seleção
O primeiro objetivo da seleção brasileira feminina de vôlei no Campeonato Mundial foi cumprido. A equipe despediu-se de Hamamatsu, sede da primeira fase, com 100% de aproveitamento. Agora, a meta é garantir uma vaga nas semifinais da competição. Nesta QUINTA-FEIRA (04.11), o Brasil chegou a Nagoya, onde disputará a segunda etapa do torneio. O trabalho começou seis horas depois. Primeiro, musculação. Em seguida, treino de reconhecimento do ginásio Nippongaishi, que receberá as partidas do grupo F a partir deste sábado (06.11).
O primeiro jogo do time brasileiro será contra a Tailândia, às 4h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo das TVs Globo e Bandeirantes e do canal Sportv.
“A Tailândia não conta com jogadoras altas, mas é um time veloz e que defende muito bem. Também utilizam muitas combinações de ataque. Será um adversário diferente de todos os outros que enfrentamos neste Mundial. É outro estilo de jogo. As tailandesas costumam apostar em bolas baixas e muito rápidas. Teremos que ter uma boa atuação no sistema defensivo e, principalmente, no saque, para dificultar o passe adversário”, comentou o técnico José Roberto Guimarães.
Na segunda fase do Mundial, as 16 equipes classificadas são divididas em duas chaves. O grupo E, com sede em Tóquio, é composto por Japão, Sérvia, Peru, Polônia, Rússia, Coreia do Sul, Turquia e China. Na chave F, além de Brasil e Tailândia, estão Itália, Holanda, República Tcheca, Estados Unidos, Cuba e Alemanha. Dentro do próprio grupo, as seleções jogam contra os times que não enfrentaram na primeira fase. As duas melhores equipes de cada chave garantem vaga nas semifinais.
Após a vitória histórica sobre a Itália na última rodada da primeira fase – 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/19 e 25/7 -, as jogadoras da seleção brasileira reconhecem as dificuldades, mas chegam confiantes para a segunda etapa do Mundial.
“Estamos muito confiantes para esta segunda fase. Serão jogos muito difíceis. Enfrentaremos grandes adversários, mas temos de manter o nosso ritmo e jogar com alegria. Agora, precisaremos de concentração máxima. Não podemos vacilar”, disse a ponteira Natália, que marcou 25 pontos na partida contra a Itália.
Depois da estreia contra a Tailândia, neste sábado, o Brasil enfrentará Cuba, Alemanha e Estados Unidos. O técnico Zé Roberto comentou os outros desafios da equipe no caminho até as semifinais.
“Saímos invictos de Hamamatsu e agora chegamos a Nagoya preparados para a fase que pode nos credenciar para as semifinais. Enfrentaremos adversários difíceis. A Tailândia fez uma boa primeira fase e vai dar muito trabalho. Cuba melhorou em relação ao início da competição, evoluiu no sistema defensivo e nos contra-ataques. A Alemanha também atravessa um bom momento, mesclando velocidade e um bom sistema defensivo. E os Estados Unidos devem ser o adversário mais complicado do grupo. É um time com jogadoras versáteis, bloqueio muito forte e que conta com a Logan, o ponto de força da equipe americana”, analisou o treinador.
Confira a tabela do grupo F do Mundial:
Local dos jogos: Ginásio Nippongaishi – Nagoya
** Horários de Brasília
06.11 – Holanda x Cuba – 0h
06.11 – República Tcheca x Estados Unidos- 2h15
06.11 – BRASIL x Tailândia – 4h30
06.11 – Itália x Alemanha – 7h
07.11 – Holanda x Tailândia – 0h
07.11 – República Tcheca x Alemanha – 2h15
07.11 – BRASIL x Cuba – 4h30
07.11 – Itália x Estados Unidos – 7h
09.11 – República Tcheca x Cuba – 0h45
09.11 – BRASIL x Alemanha – 3h
09.11 – Itália x Tailândia – 5h15
09.11 – Holanda x Estados Unidos – 7h30
10.11 – República Tcheca x Tailândia – 0h45
10.11 – BRASIL x Estados Unidos – 3h
10.11 – Holanda x Alemanha – 5h15
10.11 – Itália x Cuba – 7h30
