O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, reiterou hoje (22) sua confiança de que a economia brasileira retomará o curso do desenvolvimento até o final do ano, recuperando o nível de investimentos que havia no país antes da crise financeira internacional.
Neste trimestre, provavelmente, já estaremos próximos de recompor o nível de utilização de capacidade produtiva. E começa a induzir decisões generalizadas de investimento, afirmou, durante o seminário A Hora e a Vez da Política de Desenvolvimento Produtivo, realizado na sede da instituição, no Rio de Janeiro.
Coutinho enfatizou que, nesse sentido, a perspectiva de retomada do investimento produtivo permite pensar a recuperação sustentável da economia.
O presidente do BNDES lembrou que o Brasil conseguiu superar rapidamente a crise mundial, graças “pujança do mercado interno”. “A trajetória é de crescimento econômico.”
Ele afirmou, ainda, que a economia nacional já iniciou uma trajetória de recuperação após a crise, que teve para o Brasil o formato de um V. Na avaliação do presidente do BNDES, o país já estaria na segunda perna desse V, ou seja, saindo do “buraco” gerado pela crise externa.
Coutinho destacou que continua sendo importante a realização de mais investimentos na área de inovação tecnológica no Brasil, porque esse será um grande diferencial daqui para a frente entre os países, diante da concorrência mais agressiva prevista no comércio internacional pós-crise.