×

Meio Ambiente

Brasil prioriza ações para conter o aquecimento global

Medidas para conter o aquecimento global e os danos associados como secas e enchentes estão entre as prioridades da política ambiental do país. Nesta terça-feira (26/12), a série de matérias com a retrospectiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2017 apresenta os avanços brasileiros no combate à mudança do clima. Ações na área energética e na recuperação da vegetação estão entre os destaques que, ao longo do ano, reforçaram a liderança do país na agenda climática.

O incentivo à energia limpa está entre os principais avanços. No início do mês, foi aprovada a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que expandirá a produção do etanol e do biodiesel na matriz brasileira. “Além de intensificar o uso de biocombustíveis, vamos ampliar os leilões de fontes renováveis para geração elétrica. Estamos também trabalhando para aumentar a eficiência energética no consumo de eletricidade”, listou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em plenária na Conferência do Clima, COP 23, em novembro, na Alemanha.

A Renovabio é um dos carros-chefes para que o país cumpra suas metas no contexto do Acordo de Paris sobre mudança do clima. Dentro do Acordo, o objetivo brasileiro é considerado um dos mais ambiciosos por propor ações para todo o conjunto da economia. Na área energética, o governo federal propõe aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz brasileira para aproximadamente 18% até 2030. Também há metas para os setores de florestas, indústria, transportes e agropecuária.

pastas como a da Saúde e das Cidades, com o objetivo de fazer uma gestão de riscos climáticos. O MMA lançou, ainda, o índice de vulnerabilidade aos desastres relacionados às secas. No próximo ano, serão produzidos os diagnósticos relacionados a inundações e deslizamentos de terra.