Em sua melhor partida até o momento no Campeonato Mundial, a seleção brasileira masculina de basquete não resistiu à força dos EUA e perdeu por 70 a 68 (43 a 46 no primeiro tempo), nesta segunda-feira, em jogo válido pela terceira rodada do Grupo B.
Antes, o time comandado pelo técnico argentino Rubén Magnano havia vencido o Irã por 81 a 65, na estreia, e a Tunísia por 80 a 65, na segunda rodada. Já os norte-americanos somam três vitórias na competição.
Brasil e Estados Unidos fizeram uma partida equilibrada desde o primeiro quarto. Com uma marcação forte, a seleção brasileira teve uma atuação brilhante nos primeiros dez minutos e ganhou por 28 a 22. No segundo período, os norte-americanos conseguiram diminuir a vantagem e venceram por 21 a 18. Assim, o primeiro tempo terminou com vitória brasileira por 46 a 43.
No terceiro quarto, o Brasil conseguiu continuar à frente do placar até o quarto minuto, quando os Estados Unidos viraram e abriram cinco pontos de vantagem. Com isso, os americanos venceram por 18 a 13 (61 a 59).
Na última parcial, a equipe de Ruben Magnano conseguiu empatar e teve a chance da vitória. Nos últimos dez segundos, Marcelinho Huertas arrancou e arremessou, mas deu aro. O jogador brasileiro ainda recebeu a falta. Ele desperdiçou os dois lances livres, um deles de propósito. O Brasil ainda teve o rebote com Leandrinho, que arremessou, mas perdeu a cesta. Com isso, os Estados Unidos venceram por 70 a 68
Agora, o Brasil volta a quadra na próxima quarta-feira, quando enfrenta a Eslovênia, pela penúltima rodada da primeira fase. Os eslovenos somam duas vitórias em três jogos no torneio.