×

Esporte

Brasil perde para Holanda e está fora da Copa de 2010

Kaká e Robinho choram mais um fiasco brasileiro

Infelizmente, a tristeza foi o sentimento maior dos desportistas brasileiros, após a merecida eliminação do nosso selecionado, com a derrota para a Holanda por 2 x 1, num resultado obtido, de virada e com méritos, por parte da seleção batava. Agora, os holandeses esperam o vencedor de Uruguai x Gana, para saber com que fará a semi-final da Copa do Mundo.

Para azar do nosso torcedor, o time de Dunga acreditava que só era preciso jogar futebol durante 45 minutos, fator decisivo para a virada dos holandeses, que, em momento algum, praticaram um jogo defensivo e buscaram o ataque ao longo dos 90 minutos.

O JOGO

Para azar dos canarinhos, o time do técnico Dunga se limitou a jogar apenas, nos primeiros 45m, quando mostrou superioridade e venceu por 1 x 0, com um belo gol de Robinho, após receber um preciso passe de Felipe Melo e garantir a merecida vantagem brasileira, por 1 x 0.

É difícil comparar os dois tempos do Brasil. Na etapa inicial, uma atuação quase perfeita. Tanto que o primeiro gol surgiu logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Felipe Melo, incrivelmente, mostrou ótima visão de jogo e fez enfiada sensacional para Robinho. O atacante apareceu livre entre dois marcadores e bateu de primeira para o fundo das redes do goleiro Stekelenburg.

Após o gol, a Holanda passou por momentos de apuros e deu sorte em não sofrer mais tentos. Aos 24 minutos, Daniel Alves fez bela jogada pela direita e cruzou. Juan, livre, mandou sobre o gol. Aos 30, Robinho fez jogada espetacular, passou por dois e encontrou Kaká. O camisa 10 bateu e Stekelenburg salvou com a ponta dos dedos.

SEGUNDA ETAPA

Todavia, tudo mudou na etapa final. A Holanda chegou ao empate num erro tremendo da defesa brasileira. Aos 8 minutos do segundo tempo, Sneijder cruzou. Julio Cesar foi fazer o corte, mas Felipe Melo também subiu na jogada. Sem comunicação entre os jogadores, o volante cabeceou para o fundo das próprias redes.

Após sofrer o empate, o Brasil passou por momentos de dificuldade. Michel Bastos foi um dos mais perdidos em campo e foi substituído aos 17 minutos por Gilberto. Outro problema encontrado pelos brasileiros foi o excesso de falta dos holandeses – houve revezamento para bater em Kaká e Robinho. O árbitro japonês Yuichi Nishimura deixou de aplicar cartões.

O Brasil ficou nervoso e levou o gol da virada aos 22 minutos da etapa final. Apesar da defesa brasileira ser forte na bola área, a Holanda marcou em cobrança de escanteio. Na jogada, Kuyt desviou no primeiro pau. Sneijder apareceu livre dentro da área (Luís Fabiano e Felipe Melo ficaram pregados) e mandou para o fundo das redes.

O nervosismo não permitiu reação para o Brasil. Kaká tentou uma arrancada, chegou a entrar na área, mas não conseguiu mandar para as redes. Fim do sonho do Brasil. E talvez o fim da era Dunga na seleção.

Ao final da partida, sobrou aos brasileiros, cantarem a famosa musiquinha: “Eu vou, eu vou, pra casa, agora eu vou”, inspirado no pseudo técnico Dunga e seus onze anões.

FICHA TÉCNICA

Holanda 2 x 1 Brasil

Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel , Heitinga , Ooijer e Van Bronckhorst; De Jong , Van Bommel e Sneijder; Kuyt, Robben e Van Persie (Huntelaar)
Técnico: Bert van Marwijk

Brasil: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva, Felipe Melo , Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar)
Técnico: Dunga

Gols: Robinho, aos 10 minutos do primeiro tempo; Felipe Melo (contra), aos 8, e Sneijder, aos 22 minutos do segundo tempo
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Estádio: Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth