×

Esporte

Brasil perde de Portugal mas conquista o Mundialito

Brasil levou o título no critério de desempate

Portugal venceu, mas a festa foi verde-amarela nas areias da praia do Rocha. Diante das arquibancadas lotadas por 3 mil pessoas, O Brasil perdeu para Portugal por 4 a 2 (gols de Benjamin e André, para os brasileiros, Belchior, Jordan, Madjer e Coimbra, para os portugueses), em partida disputada há pouco, na tarde desta sexta-feira, dia 12, jogo da última rodada do XVII Mundialito de Portimão, mas ficou com o título – superando Portugal e México nos critérios de desempate – e comemorou a 12a conquista no torneio português. Nas premiações individuais, os anfitriões dominaram, com Graça eleito ‘Melhor Goleiro’ e Belchior levando troféus de ‘Artilheiro’ (5 gols) e ‘Melhor Jogador’. Jorginho lamentou a derrota, destacou a atuação do goleiro rival e comemorou a conquista.

– Não fizemos um bom primeiro tempo, mas acertamos a marcação na segunda etapa e jogamos dois períodos de bom futebol, criando oportunidades, pressionando Portugal, mas o Graça estava numa tarde inspirada. Perdemos o jogo, lutamos pela vitória, que não veio, mas alcançamos o objetivo, o título do Mundialito, e agora seguimos com a nossa preparação para a Copa do Mundo da Itália – afirmou o atacante.

Contando com o retorno de Mão, que não atuou contra México e França e Buru, poupado diante dos franceses, Alexandre Soares mandou sua força máxima à quadra. E o Brasil tinha uma boa vantagem antes da bola rolar para ser campeão: podia perder por até três gols que ficaria com o título, mesmo com a derrota, por causa dos critérios de desempate. Logo aos 1’41″, Benjamin acertou um chute forte e Graça fez grande defesa, no ângulo, evitando o primeiro gol brasileiro. Mas a resposta portuguesa foi rápida. Belchior levantou a bola e deu a bicicleta diante de Sidney, Coimbra, sozinho na frente de Mão, apenas escorou de cabeça: 1 a 0, aos 1’45″. E os donos da casa quase ampliaram com Belchior, cobrando falta, com categoria, tocando por cobertura por cima de Mão, e a bola bateu no travessão. Madjer, em cobrança de falta rasteira, de longe, fez o segundo gol lusitano: 2 a 0, aos 3’49″. Betinho e Bruno Malias entraram e a Seleção Brasileira criava oportunidades, mas Graça aparecia com segurança. Mais calmo depois do início forte de Portugal, o Brasil acertou a marcação, passou a dominar o jogo, mas não mexeu no placar.

O Brasil voltou pressionado para a segunda etapa. E Mão foi decisivo. Apenas no primeiro minuto, o camisa 1, ‘Luva de Ouro’ (‘Melhor Goleiro’) da Copa do Mundo FIFA 2009, fez três excelentes defesas. A resposta veio com Sidney, aos 2’17″, que chutou forte para boa defesa de Graça após triangulação do ataque brasileiro. No ataque seguinte, André arrancou, driblou o goleiro, mas foi atrapalhado pelo quique da bola na hora de tocar para o fundo das redes. O Brasil mandava no jogo e levava perigo. Sidney carimbou a trave, Benjamin quase marcou e Bruno Malias também foi parado pela trave, e o placar não se alterou no fim da segunda etapa.

Em desvantagem, o Brasil, que já estava em situação difícil, viu a coisa piorar com o gol de Belchior, que aproveitou a bobeada da defesa brasileira, para fazer mais um: 3 a 0, aos 2’54″. O gol acordou a Seleção Brasileira. E Benjamin mostrou toda a sua categoria ao bater rasteiro, no cantinho, para, enfim, vencer Graça: 3 a 1, aos 5’05″, num banho de água fria nos lusitanos. Os portugueses ainda se recuperavam do gol sofrido quando André roubou a bola de Coimbra, driblou Graça em velocidade e só empurrou para dentro: 3 a 2, aos 5’25″. Jordan, em cobrança de falta, manteve as esperanças dos donos da casa em conquistar o título, fazendo o quarto gol: 4 a 2, aos 8’03″. Madjer ainda acertou o travessão a um minuto do fim, mas o Brasil, mesmo derrotado, ficou com o título do Mundialito e comemorou a 12a conquista em 15 edições da competição.

A delegação brasileira retorna ao país neste sábado, dia 13, e retoma a preparação visando a disputa da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011 na próxima semana, nas areias de Copacabana. O Mundial da Itália será entre os dias 1 e 11 de setembro, em Ravenna. Seleções de 16 países se classificaram para a Copa do Mundo 2011: Itália (sede), Rússia, Ucrânia, Suíça, Portugal, México, El Salvador, Taiti, Omã, Japão, Irã, Nigéria, Senegal, Venezuela, Argentina e Brasil. O Brasil é cabeça-de-chave do Grupo D, chave onde estão também México, Japão e Ucrânia.