×

Esporte

Brasil perde da Espanha e se complica no Mundial de Basquete

Pivô Erika e suas companheiras ainda não venceram no Mundial

Depois de vencer o primeiro período contra a Espanha por 13 a 12, o Brasil não conseguiu manter o ritmo e acabou derrotado por 83 a 56 (41 a 25 no primeiro tempo), pela segunda rodada do 17º Campeonato Mundial da Turquia, na Arena Ancara. A cestinha da partida deste domingo (dia 28) foram as espanholas Alba Torrens e Sancho Lyttle, com 15 pontos, enquanto a principal pontuadora brasileira foi a pivô Érika de Souza, com 12 pontos e sete rebotes.

“Começamos muito bem na partida contra a Espanha, mas elas estavam com o ataque inspirado e com todas as bolas caindo. E isso determinou o caminho do jogo. Sabemos que hoje poderíamos ter jogado de igual para igual durante os 40 minutos, mas isso não altera o foco da nossa equipe que é passar para a próxima fase. Agora já começa a preparação para disputar na terça a vaga com o Japão. Estamos confiantes que essa vaga será do Brasil”, analisou a pivô e cestinha brasileira.

O treinador Luiz Augusto Zanon analisou o confronto com a Espanha, campeã europeia e candidata ao título no Mundial da Turquia.

“Temos que valorizar o primeiro quarto, a seleção cumpriu uma determinação e estava concentrada, mantendo a qualidade do jogo e jogando de igual para igual. Mas tivemos um segundo quarto em que alguns fatores de execução falharam. Enquanto isso, as espanholas mostraram um poderio muito forte, pegando muitos rebotes ofensivos e convertendo em cestas. O resultado contra a Espanha não me assustou, ela é uma favorita a estar na final. São jogadoras muito jovens que já tiveram uma melhora e estão disputando pela primeira vez um Mundial”, analisou o comandante brasileiro.

Com uma geração renovada e média de idade de cerca de 25 anos, o Brasil, que está no grupo “A”, enfrenta o Japão, na próxima terça-feira (30), às 8h de Brasília, no encerramento da primeira fase. O SPORTV transmite ao vivo. O vencedor garante a vaga na próxima fase, enquanto o perdedor está eliminado. Nas duas primeiras rodadas as japonesas foram derrotadas pela Espanha (74 a 50) e República Tcheca (71 a 57).