×

Esporte

Brasil passa pela China e deixa Macau com 100% de aproveitamento

Zé Roberto gostou da evolução da equipe

Depois de vencer República Dominicana e Holanda, a seleção brasileira feminina de vôlei atropelou as anfitriãs chinesas na última partida da segunda semana do Grand Prix, nesta segunda-feira (16.08), no Fórum de Macau: 3 sets a 0 (25/12, 25/19 e 25/19).

Com esse resultado, o time do técnico Zé Roberto Guimarães garantiu a liderança da competição – com 15 pontos e se despediu de Macau com três vitórias nas três partidas que disputou naquela cidade oriental.

Como costuma acontecer no final das etapas do Grand Prix realizadas em Macau, o Comitê Organizador local preparou uma cerimônia de premiação para as quatro delegações do grupo E da segunda semana da competição. O Brasil, que terminou a etapa com 100% de aproveitamento – três vitórias em três jogos – ficou em primeiro lugar, seguido por China, República Dominicana e Holanda.

Nas premiações individuais, destaque para a central Thaísa, eleita a melhor no bloqueio e no saque, e para a oposto Sheilla, melhor atacante e maior pontuadora.

“Macau geralmente nos deixa boas recordações. Fiquei surpresa com o prêmio de maior pontuadora. Como não joguei a primeira partida, achei que não tivesse chances. Hoje a equipe jogou muito bem. Se continuarmos evoluindo, poderemos brigar pelo título”, disse Sheilla, que somou 52 pontos nos dois jogos disputados em Macau: 33 contra a Holanda e 19 contra a China.

A meio de rede Thaísa também comentou a importância de se buscar uma evolução contínua até a fase final. “Tomara que estas conquistas de hoje sejam uma prévia do que está por vir no campeonato. Ainda estamos cometendo alguns erros bobos e sabemos que temos de melhorar. Buscamos evoluir a cada dia. Temos que chegar com tudo na fase final”, afirmou.

Terminada a etapa de Macau, a seleção brasileira seguirá para Taiwan nesta TERÇA-FEIRA (17.08), para a disputa da terceira semana do Grand Prix. Na capital Taipei, além das donas da casa, o Brasil enfrentará Porto Rico e Polônia.

O jogo

Com um bom saque desde o início da partida, o Brasil dificultou o jogo para a China e logo abriu 8/4. Eficientes no ataque e no bloqueio, as brasileiras não davam chances às orientais e chegaram ao segundo tempo técnico com 16/8 no placar. O time verde-amarelo ainda ampliou a vantagem e definiu a parcial em 25/12.

O segundo set começou com domínio brasileiro novamente: 8/3. Aproveitando-se das falhas na defesa chinesa, o Brasil aumentou a diferença e fez 14/6 em ataque de Sheilla. A China ainda ensaiou uma reação, mas a equipe brasileira chegou ao segundo tempo técnico com vantagem de quatro pontos (16/12) e não teve dificuldades para dar números finais ao set: 25/19.

Na terceira parcial, o panorama permaneceu inalterado e o Brasil saiu na frente: 4/0. Sem poder de reação, a China era dominada pela equipe verde-amarela (16/11). Eficiente no saque e no ataque e com um sólido sistema defensivo, as brasileiras venceram sem sustos: 25/19.

EQUIPES:

BRASIL – Fabíola, Sheilla, Jaqueline, Paula, Fabiana e Thaísa. Líbero – Fabi

Entraram – Sassá, Natália e Dani Lins

Técnico – José Roberto Guimarães

CHINA – Wei Q.Y., Wang Y.M., Zhang L., Xue M., Chen L.Y. e Ma Y.W. Líbero – Zhang X.

Entraram: Wang Q., Li J., Xu Y.L., Fan L.L. e Bian Y.Q.

Técnico – Wang Baoquan