×

Cultura

Brasil irá renovar acordo cultural com a África do Sul

O Brasil renovará, em 2011, o Acordo Bilateral Cultural assinado em 1996 com a África do Sul. A atualização do acordo foi confirmada na terça-feira, 27 de julho, durante reunião entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o chefe da delegação do país africano e diretor-geral do Departamento de Arte e Cultura da República da África do Sul, Themba P. Wakashe.

No encontro com a delegação da África do Sul, realizada no âmbito da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, ficou decidido que o Ministério da Cultura, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e da Fundação Cultural Palmares, elaborará um Plano de Ação até novembro de 2010, para a atualização do acordo.

Para o ministro Juca Ferreira, que atualmente preside a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, a reunião foi muito promissora, especialmente porque os dois países participam, juntamente à Índia, do Fórum IBAS (Índia, Brasil e África do Sul). “Nós temos um bom contato, mas nossas ações estão mais voltadas ao aspecto político e econômico. O que a delegação da África do Sul quer, e nós temos um grande interesse, é no estreitamento das nossas relações culturais”, afirmou Ferreira.

De acordo com ele, o objetivo é criar um intercâmbio entre os dois países. “A África do Sul tem um desenvolvimento muito bom na sua indústria cultural, sendo que 14% de sua economia vêm da indústria cultural”, informou o ministro. Segundo ele, a cultura brasileira despertou um grande interesse dos africanos durante a realização da Copa do Mundo, nos meses de junho e julho.

“Agora queremos trazer os artistas africanos para se apresentarem no Brasil”, disse o ministro, acrescentando que o objetivo seria, ainda, a criação de uma cooperação técnica. “Vamos desenvolver ações e projetos voltados para a economia da cultura”, destacou.

Temba P. Wakashe, presidente da delegação da África do Sul, agradeceu o interesse do governo brasileiro no estreitamento das relações culturais com o seu país. “Temos muita similaridade com a cultura brasileira, e a renovação desse acordo será muito positiva para os nossos artistas e nosso país”.