O Brasil formalizou a proposta para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2027. Em uma reunião na sede da FIFA, em Zurique, representantes da candidatura do Brasil entregaram em mãos o Bid Book, brochura que apresenta as propostas do candidato a país-anfitrião. Além disso, como candidato, o Brasil confirmou um dia antes da data-limite a obtenção de todas as garantias governamentais requeridas e aproveitou a ocasião para lançar o vídeo oficial da campanha, com participação especial da Rainha Marta.
Valesca Araújo, responsável pelo planejamento de infraestrutura e operações do evento, Manuela Biz, consultora de Comunicação, e Luiza Iglesias, diretora de arte e criadora da marca e identidade visual da campanha, foram recebidas na sede da entidade máxima do futebol por profissionais do departamento responsável pelos processos de candidatura dos torneios da FIFA. “Estamos confiantes de que o Brasil entregou à FIFA uma proposta com bases sólidas, apoiada na infraestrutura já existente e no potencial de impacto no desenvolvimento de todo o ecossistema ligado ao futebol feminino na região”, comentou Valesca.
A decisão que garantiria a realização da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez na América do Sul acontece no dia 8 de maio de 2024, no Congresso da FIFA na Tailândia.
“Uma escolha natural”, o filme oficial de candidatura
O slogan da candidatura “Natural como o Futebol” (“As Natural as Football”) permeia o roteiro do filme oficial da candidatura, que tem como foco a sustentabilidade ambiental, financeira e social. A Rainha Marta é a anfitriã que revela o que o mundo pode esperar do País do Futebol em 2027. Ela guia os espectadores em uma viagem pelas riquezas naturais do país, apresenta a infraestrutura já pronta para sediar os jogos, destaca o crescimento do futebol feminino, mostra o engajamento nas redes sociais de torcedores brasileiros e sul-americanos, e lembra da vocação do Brasil como anfitrião de sucesso. Nesse contexto, o Brasil afirma ser uma “Uma Escolha Natural” (“A Natural Choice”) para receber a principal competição de mulheres do mundo, daqui a três anos.
Outras mulheres colaboraram com a realização da peça: como resultado de uma campanha feita nas redes sociais, torcedoras enviaram cenas de sua paixão pelo esporte com a #2027noBrasil, e o gol icônico de Marta na semifinal da Copa do Mundo da FIFA 2007 recebeu narração com voz feminina, exclusivamente para o vídeo oficial.