A Seleção Brasileira estreou com o pé direito no Torneio Internacional Sub-20 do Espírito Santo. No Kleber Andrade, em Cariacica (ES), a Canarinho goleou o Paraguaipor 5 a 2 pela primeira rodada da competição.
Na sequência do torneio, o Brasil encara o Equador no dia 10 e encerra sua participação dois dias depois contra o Uruguai. Todos os jogos serão disputados às 20h30 (de Brasília), no Kleber Andrade. A competição serve como preparação para o Sul-Americano da categoria, previsto para janeiro de 2023, disputa que vale vaga para a Copa do Mundo FIFA Sub-20. A Canarinho não joga a competição mundial desde 2015, quando ficou com o segundo lugar
O jogo
O que se viu no Kleber Andrade foi um início de confronto bastante movimentado, com as duas seleções partindo para cima, mas no fim prevaleceu o talento brazuca. Logo na primeira oportunidade, a Canarinho abriu a contagem com Caio. O camisa 11 recebeu bom passe de Alexsander na esquerda da grande área, cortou a marcação e bateu sem chances de defesa, aos três minutos.
Do outro lado, o Paraguai deixou tudo igual com Diego Gonzalez, aos nove. Tentando retomar a vantagem, o Brasil teve ótima chance novamente com Caio, que dessa vez parou no goleiro adversário. Na resposta rápida, os paraguaios anotaram o segundo, aos 17 minutos, em chute de fora da área de Marcos Peña.
Sem se intimidar com a virada, a Seleção Brasileira continuou pressionando. E, aos 23, Matheus Nascimento sofreu falta na área, o próprio atacante cobrou a penalidade e voltou a igualar o marcador.
Também na bola parada, mas em cobrança de falta, Juninho quase marcou o terceiro do Brasil. Enquanto do outro lado do campo, Mycael fez bela defesa em arremate de Allan.
Passados os 35 minutos, os comandados de Ramon Menezes tomaram conta do duelo. Matheus Nascimento, aos 36, deu passe açucarado para Kayky, que tentou driblar o goleiro e no bate rebate a bola sobrou de novo com Matheus Nascimento, que não perdoou: 3 a 2. E teve mais. Aos 42, Kayky fez bela jogada pela esquerda e tocou para o xará Kaiky Fernandes, o zagueiro mostrou faro de gol, se antecipou à marcação e mandou para o fundo das redes.
Na volta do intervalo, o Paraguai ensaiou uma pressão no início do segundo tempo. Marcos Peña parou em mais uma defesa de Mycael e Diego Gomez mandou para fora. A Canarinho respondeu com Matheus Martins e Marcos Leonardo. Mas, aos dez, o camisa 9 brazuca recebeu o cartão vermelho.
Em desvantagem numérica, a Seleção se fechou bem na defesa, enquanto os adversários controlavam a posse de bola, mas sem conseguir chegar com tanto perigo ao ataque. Já na marca dos 32 minutos, o Brasil voltou a balançar as redes. Juninho cobrou escanteio e Matheus Martins apareceu livre para pegar de primeira e anotar o quinto tento brasileiro. A partir daí, o time brazuca retomou o controle da partida e não teve problemas para segurar o resultado até o apito final.
Brasil: Mycael, Vinicius Tobias (Lucas Kawan), Kaiky Fernandes, Robert, Cuiabano; Alexsander (Marlon Gomes), Juninho, Jader (Marcos Leonardo); Kayky (Matheus Martins), Caio (Vitor Roque) e Matheus Nascimento (Patryck). Técnico: Ramon Menezes.