×

Esporte

Brasil enfrenta Costa Rica na semi-final do Mundial sub-20

Técnico Rogério Lourenço quer o Brasil no ataque

Depois de 13 gols marcados e apenas três sofridos, quatro vitórias em cinco jogos e oito horas de futebol no Mundial Sub-20, a seleção brasileira chega à semifinal desta terça-feira, contra a Costa Rica, às 15h (de Brasília), com a certeza de que merece um lugar na decisão. Merece, em primeiro lugar, porque tem a consciência da importância do torneio.

– Um dia eu estava aqui no Egito conversando com um amigo pela internet e ele me disse que o que mais queria na vida era ter tido uma oportunidade como a que eu e meus companheiros estamos tendo neste Mundial. E aí três dias depois, um pouco antes do jogo contra o Uruguai, eu soube que ele havia falecido. Aquilo me tocou muito e contei essa história para os outros jogadores. Quis mostrar o quanto nós somos privilegiados por estarmos aqui. Um Mundial como esse é único, não volta mais, e todos sabem que não podem desperdiçar uma chance como essa – contou o meia Giuliano.

Mas apenas vontade não é suficiente para levar ninguém à decisão de um Mundial. A seleção acredita que merece estar na final, também, pelo empenho demonstrado desde o início da preparação, em Teresópolis.

– A gente sempre fala que ninguém está trabalhando como a gente. Nós nos empenhamos nos treinos, nos jogos, conversamos antes e depois das partidas sobre o que fizemos de bom e o que podemos melhorar. Todos aqui querem a mesma coisa e estão trabalhando muito para atingir este objetivo – garantiu o volante Souza.

Só que para passar por adversários como Uruguai e Alemanha é preciso um pouco mais. Algo que diferencia elencos apenas esforçados, apenas unidos, de elencos campeões – a competência.

– Em todos os jogos o Brasil teve 60% de posse de bola, buscou a vitória o tempo inteiro. Temos um time talentoso e muito comprometido. Mesmo se o adversário estiver melhor na partida, os jogadores não se abatem, vão para cima porque se recusam a perder – explicou o técnico Rogério Lourenço.

Contra a Costa Rica, o Brasil terá a volta de três titulares – o zagueiro Rafael Tolói e o volante Souza, que estavam suspensos contra a Alemanha, e o volante Maylson, que não jogou por estar gripado. Em contrapartida, perde o lateral-direito Douglas, suspenso. Wellington Júnior será o substituto.

Esta será a segunda vez que os brasileiros enfrentam a Costa Rica no torneio – na primeira, a seleção ganhou por 5 a 0 na estreia. E aí entra mais um motivo pelo qual o time merece chegar: a humildade. Porque apesar da goleada na fase de grupos, ninguém espera jogo fácil na semifinal.

– Um a zero neste momento já é goleada. Com certeza a Costa Rica vai entrar mais atenta do que no primeiro jogo, não vai errar tanto. E se chegaram até aqui, é porque é um bom time, que cresceu durante a competição – analisou o lateral-esquerdo Diogo.

Após levar goleada do Brasil na estreia, Costa Rica promete jogo mais difícil nesta terça

O atacante costarriquenho Marcos Urena também promete um jogo diferente na terça.

– Nós precisamos ser mais prudentes e aproveitar as chances de gol que tivermos, o que não fizemos na partida anterior. Sabemos que cada erro contra o Brasil pode ser fatal, mas tenho certeza de que não será fácil para eles desta vez – prometeu Urena.

Se passar pela Costa Rica, o Brasil enfrenta na decisão do Mundial Sub-20 o vencedor de Hungria ou Gana, que também jogam nesta terça-feira, às 11h30m (de Brasília).