Os bancos centrais do Brasil e do Uruguai assinaram um convênio para o estabelecimento do Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), visando facilitar e incrementar o comércio de bens e serviços entre os dois países.
O SML permitirá aos importadores e exportadores brasileiros e uruguaios a realização de pagamentos e recebimentos em suas respectivas moedas, dispensando o contrato de câmbio.
Com a medida, também será possível a utilização do sistema para o pagamento de aposentadorias e pensões, bem como para remessas de pequeno valor.
Atualmente estão sendo realizados testes de informática e o início das operações com o Uruguai está previsto para dezembro deste ano.
O mecanismo objetiva aumentar o nível de acesso dos pequenos e médios agentes, aprofundar o mercado Real / Peso Uruguaio e reduzir custos de transações.
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local, cuja utilização é voluntária, caracteriza-se por interligar os sistemas de pagamentos locais, tornando as transferências internacionais mais eficientes.
Assim, o SML-Uruguai apresenta muitas similaridades com o Sistema em operação com a Argentina, mas inclui avanços decorrentes da experiência adquirida ao longo dos anos, destacando-se a possibilidade de os agentes brasileiros não apenas exportarem, mas também importarem, em reais e a inclusão de serviços não relacionados ao comércio de bens.