×

Cultura

Brasil e França assinam acordo que amplia parceria de coprodução

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE, representando o governo brasileiro, assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, um Acordo de Coprodução Cinematográfica e Audiovisual com o Governo da França. A cerimônia foi realizada na Embaixada da França em Brasília, com a presença do diretor-presidente da ANCINE Manoel Rangel e do Encarregado de Negócios da Embaixada francesa, Gaël de Maisonneuve.

Desde 2010, os dois países possuem acordo de coprodução para obras destinadas a veiculação em salas de cinema. Com a entrada em vigor do Acordo assinado nesta segunda, passam a valer também, para efeitos de coprodução, as obras audiovisuais destinadas a uma primeira veiculação na televisão ou em qualquer outro modo de difusão, desde que regulamentado em ambos os países. O documento será agora encaminhado para ratificação no Congresso Nacional.

“Este é um momento para celebrarmos. A França tem uma das maiores e mais desenvolvidas indústrias audiovisuais do mundo. Este acordo chega para reforçar as relações bilaterais já existentes entre as duas nações e para encorajar o intercâmbio e as parcerias no setor audiovisual. Aumentamos com isso também a visibilidade das produções brasileiras no mercado internacional, não só nas salas de cinema, mas na televisão e em outras plataformas”, analisa o diretor-presidente, Manoel Rangel.