×

Cultura

Brasil de Todas as Telas investe em novos projetos para cinema e TV

Dois projetos foram contemplados pela Chamada Pública

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciaram uma nova rodada de investimentos em projetos selecionados entre os inscritos em três chamadas públicas de fluxo contínuo do Programa Brasil de Todas as Telas. Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) beneficiarão a produção de dois longas-metragens de ficção e um de animação para as salas de cinema e de um telefilme documentário para a TV por assinatura. O investimento total é de cerca de R$ 3 milhões.

Dois projetos foram contemplados pela Chamada Pública Prodecine 04/2013, que disponibiliza investimentos na complementação de recursos para a produção: a animação Osmar, a primeira fatia do pão de forma – O Filme, de Ale McHaddo, que leva à tela grande o sucesso da série exibida na TV por assinatura desde 2010 pelo Canal Gloob; e o drama Travessias, de João Gabriel Santos Leite. Ainda no campo dos projetos para cinema, foi aprovado o investimento na coprodução com o Paraguai As herdeiras, de Marcelo Martinessi, pela Chamada Pública Prodecine 06/2015 – Coprodução América Latina. O longa tem como coprodutora minoritária a empresa brasileira Esquina Produções Artísticas.

Finalizando a operação, o telefilme documentário O Rio de Benjamin Costallat, de Vicente Ferraz, foi selecionado entre os inscritos na Chamada Pública Prodav 01/2013. A produção, que aborda a obra do cronista Benjamin Costallat sobre o Rio de Janeiro dos anos 20, tem previsão de exibição inicial pelo canal CinebrasilTV.

Saiba mais sobre o Programa Brasil de Todas as Telas

Lançado em julho de 2014, o Programa Brasil de Todas as Telas foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. O Programa, uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais, foi formulado pela Ancine, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O resultado do primeiro ano do Programa superou as metas estabelecidas. Foram 306 longas-metragens e 433 séries ou telefilmes apoiados. A aposta no investimento em desenvolvimento de projetos também foi bem-sucedida, rendendo a estruturação de 55 núcleos criativos em todas as regiões do País, e garantindo o desenvolvimento de 620 novos projetos de obras audiovisuais.

O Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 foi lançado no dia 1º de outubro de 2015, no Rio de Janeiro, garantindo a continuidade de uma política pública vigorosa para o audiovisual brasileiro. Em breve serão divulgadas as convocatórias das primeiras ações do ano 3 do programa.