Os governos do Brasil, África do Sul, China e Índia emitiram declaração conjunta em que defendem o aumento da ambição global no combate à mudança do clima. Adotado em reunião em Nova Deli, o documento foca questões que estarão em pauta na próxima Conferência do Clima (COP 24), marcada para ocorrer em dezembro próximo, na Polônia.
A declaração foi adotada em reunião entre o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e os chefes das pastas ambientais dos outros três países. Juntas, as quatro nações somam 3 bilhões de habitantes e formam o BASIC, grupo com forte atuação na negociação de acordos internacionais para conter o aumento da temperatura do Planeta e os impactos associados, como secas e enchentes.
O financiamento está entre os pontos abordados na declaração. No documento, o BASIC destaca a importância do suporte financeiro para os países em desenvolvimento no que diz respeito à ação climática. Pelo Acordo de Paris, os países desenvolvidos se comprometeram a mobilizar US$ 100 bilhões por ano, a partir de 2020.
